Pernambuco

Atividade

Conheça mitos e verdades sobre a dança

A dança é praticada por pessoas de todos os perfis e todas as idades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
São vários os ritmos e estilos de dança que podem ser praticados
São vários os ritmos e estilos de dança que podem ser praticados - Agência Brasil

Dançou muito durante o carnaval? A dança além de muito presente nas ruas também é sucesso nas academias de todo Brasil, proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. E o melhor: pode ser praticada por pessoas de todos os perfis e todas as idades. 

A personal trainer e especialista educacional da modalidade Karla Mead, elencou alguns mitos e verdades sobre a atividade: 
 
A dança pode ser considerada uma atividade física
Verdade! Toda a atividade estruturada, sistematizada e repetitiva que tem como objetivo a melhora da flexibilidade e da força, pode ser considerada uma atividade física. A personal complementa “a dança também auxilia no aumento da flexibilidade, coordenação motora e condicionamento aeróbico, mesmo quando a intenção da aula é simplesmente diversão”.

Dançar emagrece
Verdade! E como emagrece! “Tudo depende da intensidade que cada aluno coloca nos movimentos da coreografia. Em uma aula de Zumba, por exemplo, já observamos participantes com gastos de até 1.000 calorias”, explica Karla.

Dançar não tonifica os músculos
Mito! Dançar tonifica a musculatura, sim. Segundo a especialista, os praticantes da atividade trabalham glúteos, posterior de coxa, panturrilha, abdômen, costas e quadríceps. “É uma atividade com método intervalado intermitente muito completa que pode ser combinada com movimentos de contração muscular ou pliometria, o que auxiliaria na queima de gordura e tonificação muscular”.

A dança é só para jovens
Mito! A dança é uma atividade física inclusiva, pois pessoas de todos os sexos e idades podem praticar.  Segundo Karla, é possível encontrar nas academias aulas específicas de dança para a terceira idade. É o papel do professor adaptar a aula às necessidades individuais dos alunos
.  
Dançar é para quem tem dom
Mito! A flexibilidade, a coordenação motora e o ritmo podem ser adquiridos com treino. “A coreografia pode ser aprendida em tempos diferentes pelos alunos. Porém, um dos lados positivos das aulas coletivas é que um motiva o outro e assim fica difícil não se sentir motivado para se desafiar em uma próxima aula”, conta a especialista.

 
(Paço do Frevo)
  
Só pessoas magras podem dançar
Mito! Todo mundo pode dançar, independente do biotipo.  Karla afirma: “O papel da dança, acima de tudo, é fazer com que as pessoas se sintam felizes”.

Edição: Monyse Ravena