Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 05/04/19

Impeachment contra Crivella e ameaças de violência na UFRJ são destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Por 35 a 14 votos a câmara de vereadores aprovou o pedido de impeachment
Por 35 a 14 votos a câmara de vereadores aprovou o pedido de impeachment - Yasuyoshi Chiba / AFP

O programa da última sexta-feira (05) fala sobre a aprovação da abertura do impeachment contra Crivella e grupos de extrema-direita que ameaçaram atividade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Em entrevista, Josué Medeiros, cientista político e professor da UFRJ, conversa sobre as implicações políticas do processo de impeachment na Câmara do Rio. Para Josué, apesar das graves críticas ao prefeito Marcelo Crivella (PRB), é preciso olhar para o que está acontecendo no Rio como um reflexo da crise da democracia.

Essa semana o diretório do Partido Social Liberal (PSL) enviou um ofício para a Reitoria da UFRJ exigindo o cancelamento de um debate, além disso, a universidade recebeu ameaças de violência pela internet. A repórter Flora Matos informa que a universidade cancelou o evento, mas coletivos estudantis realizaram na frente da universidade. A polícia foi convocada para garantir a segurança da comunidade acadêmica.

Ainda no programa, os detalhes do processo que levou à prisão do ex-presidente Lula; e a evasão dos profissionais inscritos no programa Mais Médicos após três meses da saída dos médicos cubanos.

 No Papo Esportivo o destaque fica com a final do campeonato carioca. No Cinema de Fato dicas de documentário brasileiro e filmes sobre a ditadura militar. 
 

Edição: Fernanda Castro