LITERATURA PARA TODOS

Ecoteca é inaugurada neste sábado no bairro do Bessa, em João Pessoa

Biblioteca Paulo Freire tem caráter popular, aberto e livre e vai funcionar na Praça Eco Praça Jardim Oceania

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Inauguração acontece neste dia 06/04, às 17h.
Inauguração acontece neste dia 06/04, às 17h. - Divulgação.

A Ecoteca Paulo Freire será inaugurada neste sábado (06), no bairro do Bessa, às 17h. A iniciativa nasceu do mesmo modo da Eco Praça Jardim Oceania: a partir de uma ação colaborativa de moradores que querem dar novo sentido a uma área pública, que vinha sendo utilizada para o despejo de lixo e que, com o trabalho de muitas mãos, foi transformada em canteiro de plantas medicinais, de hortaliças e de cultivo e manutenção de mais de 50 espécies da nossa flora. Assim, ela será a biblioteca da Eco Praça Jardim Oceania. Durante a inauguração, vai acontecer um café comunitário e contação de histórias para crianças e adultos, além das apresentações do Coral Voz Ativa e do palhaço Pilombeta.

Continua após publicidade

Com caráter popular, funcionará de forma aberta e livre, baseada na troca solidária e consciente de livros e abre suas portas ao público oferecendo literatura infanto-juvenil, gibis e uma farta bibliografia também para adultos, homenageando Paulo Freire, que é o educador brasileiro mais conhecido no mundo e revolucionou o modo de ensinar mostrando que "é preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que a sua fala seja a sua prática".

Uma biblioteca no meio do verde. / Madrilena Feitosa.

A Ecoteca é uma das ações da Associação dos Moradores e Amigos da Eco Praça Jardim Oceania, que, no local, vem realizando atividades educativas e inclusivas, reforçando os laços comunitários, através de cursos, oficinas, lançamentos de obras, resgate das tradições em festas populares e a convivência diária de famílias, tendo como elo principal o amor à natureza e sua preservação.

Preparação da Ecoteca para a inauguração. / Madrilena Feitosa.

O trabalho cooperativo ensejou a criação da Associação dos Moradores e Amigos da Eco Praça Jardim Oceania, que vem tendo uma atuação proativa no trabalho de aglutinação de pessoas em prol da melhoria da conservação ambiental da Eco Praça e de outras áreas verdes do bairro.


Ecopraça Jardim Oceania. / Madrilena Feitosa.

COMO CHEGAR À ECOTECA: Avenida Campos Sales, em frente ao número 479, Bessa, João Pessoa.
CAFÉ COMUNITÁRIO: Haverá um café solidário durante a inauguração da ECOTECA. No evento, será compartilhado os alimentos trazidos pelos participantes em uma mesa ampla.
DOAÇÃO DE LIVROS: A ECOTECA está sendo construída com doações de livros paradidáticos e está recebendo doações.
 

 

Edição: Heloisa de Sousa