Radiodocumentário

Um ano por Lula Livre | Capítulo 1: Os interesses por trás da Lava Jato

Nos últimos cinco anos, a operação tornou-se símbolo da interferência dos EUA nas questões domésticas do Brasil

Brasil de Fato | Curitiba (PR)

,

Ouça o áudio:

Juiz que condenou Lula, Moro (esq.) tornou-se ministro de Bolsonaro (dir.) / Valter Campanato / Agência Brasil

A série especial "Um ano por Lula Livre: Por que prenderam o maior líder popular da história do Brasil?" estreia o primeiro episódio de uma série de cinco, para relembrar os principais acontecimentos políticos dos últimos anos no país – desde a descoberta do pré-sal, em 2007, passando pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016, a prisão do ex-presidente Lula (PT), em 2017, e a vitória do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições para presidente da República.

A denúncia da prisão política do ex-presidente Lula como parte de um plano de recolonização do Brasil é dos principais elementos investigados por este radiodocumentário, uma produção da Rede Lula Livre em parceria com a Rádio Brasil de Fato e a Frente Brasil Popular. 

Neste primeiro episódio, chamado "Os interesses por trás da Lava Jato", a influência dos Estados Unidos nas questões domésticas do Brasil e o uso político da operação são mencionados como alguns dos fatores que levaram o país à crise. O pano de fundo é a descoberta dos poços de Libra, que levou a Petrobras a anunciar que o Brasil se tornava autossuficiente em petróleo, e sua relação com as jornadas de junho e julho de 2013.

Acompanhe os outros episódios aqui

Edição: Rádio Brasil de Fato