Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 11/04/19

Lista suja do trabalho escravo tem atualização de 48 novas empresas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Resgate de trabalhadores em condições análogas de escravidão em Guapó (GO)
Resgate de trabalhadores em condições análogas de escravidão em Guapó (GO) - Reprodução Ministério do Trabalho

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (11) traz detalhes da chamada “lista suja”, que reúne empresas denunciadas por trabalho escravo. Criada em 2016 pelo Ministério do Trabalho, a relação já conta com 187 estabelecimentos. Em abril deste ano, 48 novas empresas de todo o país passaram a integrar a lista.  Liderando o ranking, está o estado de Minas Gerais, com 12 companhias autuadas e 164 trabalhadores resgatados.

O quadro Momento Agroecológico traz uma história curiosa sobre duas mulheres indígenas. Elas estão unindo conhecimentos tradicionais e acadêmicos para utilizar a mandioca de maneira inusitada: para produzir vinho. 

O projeto acontece no Pará e recebeu o nome de  Mani-Oara. De acordo com Raquel Tupinambá, bióloga com mestrado em Botânica e idealizadora do projeto junto de sua irmã, Mariane, a possibilidade de estudar fora do Brasil abriu caminhos para a produção do vinho. “A saída minha e de Mariane, que é minha irmã, da comunidade, para estudar fora, nos possibilitou ter uma visão diferente de quando a gente morava na comunidade. A gente pode perceber que tem muitos conhecimentos e recursos onde morávamos.”

O programa também tem notícia boa! De acordo pesquisas da Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a vacina da febre amarela também pode combater o virus da Zika, responsável por causar microcefalia em bebês. 

Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, entre dezembro de 2018 e março deste ano, houve um aumento considerável de casos de Zika no país, mais de dois mil casos confirmados. 


Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho