Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 11/04/19

Corte no orçamento do Censo 2020 e aumento do custo de vida são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O IBGE pode sofrer um corte de 25% no orçamento
O IBGE pode sofrer um corte de 25% no orçamento - Tânia Rego/ Agência Brasil

O programa da última quinta-feira (11) informa sobre a redução do orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e como o aumento da cesta básica impacta na vida das famílias cariocas.

Em entrevista, Dione de Oliveira, Dirigente Nacional da Associação dos Servidores do IBGE (ASSIBGE) Sindicato Nacional, fala do efeito desse corte e os ataques que o instituto vem sofrendo. Segundo Dione, é necessário entender que os dados produzidos pelo IBGE apresentam um retrato detalhado sobre vários fatores sociais e que são referências para a criação e monitoramento de políticas públicas. 

Fernando Benfica, economista e técnico do Dieese, comenta sobre a pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que aponta o aumento dos custos e de que maneira ele reflete na vida das famílias cariocas. Para Fernando, o impacto maior é para as famílias de menor renda que gastam proporcionalmente mais da metade da renda com alimentação.

Nas reportagens: deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram o porte de armas, e como a reforma da previdência pode acabar com cinco milhões de empregos.

Samba e feira das Yabás, são as dicas para o final de semana do No quadro Rio, Rua e Cultura.
 

Edição: Fernanda Castro