Podcast

Empréstimos consignados a aposentados e pensionistas

Se você é vítima de algum abuso financeiro Defensoria Pública Especializada

Ouça o áudio:

unca aceite propostas de empresas nas portas do INSS ou via telefônica; se precisar de empréstimo, vá ao banco!
unca aceite propostas de empresas nas portas do INSS ou via telefônica; se precisar de empréstimo, vá ao banco! - Reprodução
Se você é vítima de algum abuso financeiro Defensoria Pública Especializada

O assédio de agentes com a promessa de empréstimos fáceis se tornou muito comum, principalmente nas portas das agências do INSS e por telefone.

Mas é preciso ficar muito atento porque muitas empresas oportunistas se utilizam da fragilidade dos idosos para coagir os aposentados e pensionistas a aceitar contratos abusivos e realizar roubo de dados.

Por isto, a dica é: nunca aceite propostas de empresas nas portas do INSS ou via telefônica; se precisar de empréstimo, vá ao banco e estude as propostas antes de contratá-las, sempre faça um planejamento financeiro para saber quanto da sua renda pode ficar comprometida para pagamento dos empréstimos.

E por fim, se você já está sendo vítima de algum abuso financeiro, procure os órgãos da justiça, especialmente a Defensoria Pública Especializada em Direito do Consumidor e da Pessoa Idosa, seja para reduzir juros, reivindicar a devolução de valores ou mesmo a quitação do contrato.

Edição: Joana Tavares