Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 12/04/19

Desabamento de prédios no Rio e projeto Domingo é Dia de Cinema são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

As construções foram interditadas duas vezes em novembro de 2018 e fevereiro deste ano
As construções foram interditadas duas vezes em novembro de 2018 e fevereiro deste ano - Carl de Souza/ AFP

O programa da última sexta-feira (12)  aborda o desabamento de dois prédios na Zona Oeste do Rio, que causou a morte de quatros pessoas e deixou dez feridos e  projeto que leva cinema de graça para jovens de cursinhos universitários.

Dois edifícios desabaram na manhã de hoje na comunidade da Muzema, em Itanhangá, Zona Oeste do Rio. A repórter do Brasil de Fato,Clívia Mesquita, acompanhou a situação e informa que os prédios foram construídos em uma região comandada por milícia, de maneira irregular, em área de preservação. Informa ainda, que os prédios tinham de seis a quatro andares e que até o momento a prefeitura não tinha precisão de quantos pessoas moravam nos prédios.

Em entrevista Leon Diniz, professor de geografia e colaborador do projeto Domingo é Dia de Cinema, fala sobre a atividade que já tem 17 anos de existência e como  vai ser a sessão de domingo que exibirá o filme “Pastor Cláudio”. Segundo Leon, o projeto existe por conta de um trabalho militante voluntário e tem como proposta dar oportunidade a estudantes de cursinhos comunitários uma vivência que oferece uma reflexão sobre a realidade através do cinema.

Nas reportagens: estudos apontam que a vacina contra febre amarela pode ser eficientes no combate a Zyka; e, em Brasília mulheres realizam protesto no congresso nacional contra a reforma da previdência.

No quadro Cinema de Fato, dicas de longas-metragens brasileiros.  

Edição: Fernanda Castro