Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 15/04/19

MST reivindica ao Iterj o fim da extração ilegal de areia e lançamento de livro de poesia são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O assentamento Terra Prometida existe há 13 anos
O assentamento Terra Prometida existe há 13 anos - Reprodução/MST

O programa da última segunda-feira (15) fala sobre a exigência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para que o Instituto de Terras e Cartografias (Iterj) barre a extração ilegal de areia no assentamento Terra Prometida, na Baixada Fluminense, e o lançamento do segundo livro de Tuca Muniz.

Em entrevista, Luana Carvalho, da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), informa que a extração ilegal de areia causa impacto na vida das famílias assentadas. Para Luana, a prática ilegal de extração atinge diretamente o meio ambiente e o solo, recursos que agricultores e agricultoras usam para produzir alimentos agroecológicos para comercialização.

Viviane Salles, antropóloga e Fundadora da Esquina Editorial da Poesia de Esquina, conversa sobre o lançamento do livro “A vida é um poema” de Tuca Muniz, que aos 85 anos lança seu segundo livro. Segundo Viviane, a escritora traz no livro de poesias as considerações e dificuldade do dia-a-dia de uma maneira simples e alegre.

Nas reportagens: Bolsonaro pretende perdoar 17 bilhões de reais em dívidas de empresários nacionais; e, segundo pesquisa, endividamento das famílias brasileiras chega ao maior patamar desde 2015.

No quadro Papo Esportivo, a vantagem do Flamengo na final do Campeonato Carioca e a atuação do árbitro de vídeo (VAR) nas finais dos campeonatos estaduais.    
 

Edição: Fernanda Castro