Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Embate

PGR pede arquivamento de inquérito de Toffoli criticado por “censura”, mas STF recusa

Polêmica começou com a suspensão de matéria jornalística e cumprimento de mandados de busca e apreensão

16.abr.2019 às 18h34
Brasília (DF)
Rafael Tatemoto
Raquel Dodge, da PGR, afirmou que inquérito não tem validade porque STF assumiu papel de acusação e de julgador simultaneamente

Raquel Dodge, da PGR, afirmou que inquérito não tem validade porque STF assumiu papel de acusação e de julgador simultaneamente - EVARISTO SA / AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (16) um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o arquivamento do inquérito instaurado pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, para apurar ataques realizados contra a instituição. O pedido foi recusado horas depois pelo ministro Alexandre de Moraes, que o qualificou como "genérico".

O posicionamento de Raquel Dodge acontece após uma série de polêmicas, como a suspensão da veiculação de matéria jornalística da Revista Crusoé que envolvia Toffoli e o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas de procuradores do Ministério Público Federal (MPF). Perfis em rede sociais também foram suspensos por determinação do STF — o que foi criticado pelos internautas como "censura".

As ações foram determinadas por Moraes, que conduz o inquérito. Para a PGR, “o sistema penal acusatório não autoriza que a condução da investigação seja feita pelo Judiciário”, ou seja, não caberia ao próprio Supremo investigar e posteriormente julgar supostos crimes. 

A PGR sustenta que apenas o Ministério Público pode desempenhar o papel de órgão acusatório. Na prática, ainda que o inquérito continue, a Procuradoria-Geral deve desconsiderar todos os elementos produzidos, não apresentando denúncias. 

Moraes, por outro lado, diz que "não se configura constitucional e legalmente lícito o pedido genérico de arquivamento da Procuradoria Geral da República, sob o argumento da titularidade da ação penal pública impedir qualquer investigação que não seja requisitada pelo Ministério Público".

No meio do tiroteio

Adriano Argolo foi um das pessoas investigadas no inquérito e acabou intimado a prestar depoimento na PF. O advogado alega ser alvo de montagens.

"Provei que eram falsas todas as acusações contra mim. Os posts ameaçadores e aos familiares do ministro Toffoli foram feitos no Facebook. Eu simplesmente não tenho e nunca tive perfil de Facebook", afirma. 

Em sua opinião, o Supremo, “sentindo que há uma conspiração” para atacar ministros da Corte, “reage de maneira genérica, atingindo pessoas que não estão na [suposta] conspiração”. Argolo aponta também que os ataques são provenientes de correntes políticas de direita, posição com a qual não se identifica. O jurista reclama ainda que, até o momento, não teve acesso à íntegra do inquérito: “Invadiram a minha casa, minha filha está traumatizada”, lamenta.

Fake news

Desde o início do ano, o Supremo tem sido alvo de ataques de integrantes da operação Lava Jato, que acusam os ministros de conivência com a corrupção, e de parlamentares, que pedem a criação da chamada CPI da "Lava Toga". Grupos pró-Bolsonaro também têm utilizado o Whatsapp como ferramenta de pressão contra a Corte.

O auge das tensões foi atingido na data em que o STF decidiu que crimes comuns relacionados a delitos eleitorais devem ser julgados na Justiça Eleitoral, conforme estabelece o Código Eleitoral. A posição contrariou a defendida pela Lava Jato, de que tais casos deveriam ser processados na Justiça Federal comum. 

 

Editado por: Aline Carrijo
Tags: radioagênciastf
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INDIGNAÇÃO

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

Oportunidade

Mostra Sagarana de Cinema recebe inscrições de filmes; saiba como participar

Acordos e impasses

Rússia e Ucrânia iniciam segunda grande troca de prisioneiros; troca de corpos segue no impasse

Genocídio

Líder da oposição em Israel diz que Netanyahu não representa maioria e pede fim dos ataques a Gaza

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.