Revista Brasil de Fato Pernambuco sobre Previdência Social no Campo

Imagem de perfil do Podcast
Revista BDF PE

Ouça o áudio:

O que pode mudar na vida de toda a população se as mudanças forem aprovadas? / Arte: Brasil de Fato
É possível acreditar em cortes para ajustar as contas públicas?

O tema da terceira edição da série especial "Abril de Lutas no Campo" é previdência social para a população rural. A convidada é Cícera Nunes, presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).



Analisando uma possível aprovação das mudanças na previdência social, Cícera Nunes contextualizou uma série de perdas sociais que envolvem o campo e a cidade. A falta de diálogo do governo sobre o tema e a importância de articulações políticas para barrar a chamada reforma da previdência também entraram em pauta. 



A convidada destacou também a realização de assembleias feitas pela FETAPE com agricultores e agricultoras para tratar sobre a previdência. Além das críticas, Cícera Nunes também apresentou propostas para o bem-estar social envolvendo a agricultura familiar a exemplo da valorização da agroecologia e investimento nas feiras públicas.  



Reportagem um: "Com quintais agroflorestais, comunidade recupera renda e alimentação saudável" (Luiza Vilela)



Reportagem dois:"Mulheres se unem na Câmara dos Deputados em protesto contra a reforma da Previdência" (Cristiane Sampaio) 



Charge sonora: "Reforma da Previdência"



Vitrola de Fato: "Lorota Boa" (Dominguinhos e Waldonys); "Trabalhador rural" (Maciel Salú); "Chuva de honestidade" (Flávio Leandro); "Check-up" (Raul Seixas).   

Edição: Daniel Lamir