Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 17/04/19

No Dia Internacional da Luta Camponesa, protestos do MST relembram massacre de Eldorado do Carajá, que completa 23 anos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Neste 17 de abril, protestos marcam o Dia Nacional da Luta Camponesa
Neste 17 de abril, protestos marcam o Dia Nacional da Luta Camponesa - Lu Sudré | Brasil de Fato

O Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (17) traz notícias sobre o Dia Internacional da Luta Camponesa e a série de atos que marcaram o dia em todo o Brasil. A data relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no dia 17 de abril de 1996, quando 21 sem-terra foram assassinados pela Polícia Militar do Estado do Pará.

O professor Batista Nascimento Silva, um dos sobreviventes, relata que o massacre é algo impossível de se esquecer. “Ver um colega de infância com um tiro no olho e a mãe desesperada, sem saber o que fazer, entendeu? São essas coisas assim. Quando tu volta para o local, tu vê diversas partes de corpo jogadas na pista, resultado dos estraçalhados dos tiros. Pedaços de miolos, de cabeças, essas coisas. São coisas que você não consegue apagar da memória, por mais que tu tente.” 

Também neste 17 de abril, completa-se três anos do início do processo de votação do Impeachment, que levou ao golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. Ao todo, 367 deputados votaram a favor e 137 contra, na época em que o presidente da Câmara dos Deputados era Eduardo Cunha. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, José Eduardo Cardoso, ex-ministro da Justiça que atuou como advogado da presidenta Dilma, comenta sobre as estratégias da defesa e do resultado da votação.“Nós tínhamos uma avaliação bem realista da realidade. Nós sabíamos que se fosse aprovado na Câmara, a situação no Senado ficaria muito difícil de se contornar. No entanto, a gente tinha uma avaliação de que, como Dilma Rousseff não tinha praticado nenhum delito, nenhum crime de responsabilidade, e do ponto de vista jurídico aquilo não tinha pé nem cabeça, nós trabalhamos tanto uma defesa técnica com o melhor nível possível, mas também buscamos demonstrar à sociedade que aquilo era efetivamente um processo sem lastro e que caracterizaria, caso consumado, um golpe parlamentar”. 

Você ouve também nesta edição uma reportagem deliciosa sobre a Páscoa: conheça a história mulheres que fazem e vendem ovos de chocolate caseiros para sustentar suas famílias. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho