Rio de Janeiro

ABRIL VERMELHO

MST faz ocupação em frente ao INCRA no Rio de Janeiro

Cerca de 150 famílias sem terra cobram audiência sobre políticas públicas de Reforma Agrária no estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O ato marca o Dia Internacional da Luta pela Terra em memória aos 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás
O ato marca o Dia Internacional da Luta pela Terra em memória aos 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás - MST-RJ

O Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro (MST-RJ) mobilizou na manhã desta quarta-feira (17) uma ocupação em frente à Superintendência Regional do INCRA, no centro da cidade. Cerca de 150 famílias estão no local aguardando diálogo com as autoridades.

O MST reivindica a realização de uma audiência sobre políticas públicas de Reforma Agrária no estado. Uma reunião com o órgão foi negada na semana passada. O INCRA alega que não foram feitos repasses do governo federal sobre diretrizes orçamentárias e metas para implementar as políticas da sua competência.

O ato marca o Dia Internacional da Luta pela Terra em memória aos 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores sem terra foram assassinados pela polícia no estado do Pará. 

No Rio de Janeiro, a Jornada Nacional de Lutas teve início esta semana com a denúncia da extração de areia ilegal em lotes do assentamento Terra Prometida, na Baixada Fluminense. O movimento cobra, ainda, que o Instituto de Terras e Cartografias do estado (Iterj) e o INCRA, responsáveis pela fiscalização, tomem medidas sobre o crime ambiental. 

Edição: Vivian Virissimo