Evento

Dossiê e livro sobre degradação da região amazônica serão lançados nesta quinta (25)

Publicações chamam atenção para ameaças que Amazônia vem sofrendo desde o golpe de 2016

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A fotógrafa paraense, Evna Moura, fará exposição de fotos em noite para alertar sobre exploração da Amazônia
A fotógrafa paraense, Evna Moura, fará exposição de fotos em noite para alertar sobre exploração da Amazônia - Evna Moura - Reprodução

O crescimento das atividades de exploração na região amazônica pode tornar a América Latina ainda mais dependente do agronegócio e da mineração, além de aumentar os conflitos por terra. Essa é uma das conclusões apresentadas pelo dossiê "Amazônia Brasileira: a pobreza do homem como resultado da riqueza da terra", que vai ser lançado nesta quinta-feira (25) na capital paulista, junto com o livro "Amazônia: Riqueza, Degradação e Saque".

Denominado "Noite Cultural Amazônica", o evento está sendo realizado pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e pela Editora e Livraria Expressão Popular, também responsáveis pelas publicações. Além dos lançamentos, haverá exposição de fotos da artista paraense Evna Moura e música ao vivo com o compositor, também paraense, Lucas Guimarães. A cozinha será temática, com pratos típicos da região norte.

A proposta da noite é alertar sobre as ameaças que a região amazônica tem sofrido nos últimos anos. Ainda segundo o relatório que será lançado, desde o golpe de 2016, o governo brasileiro retomou uma série de iniciativas para flexibilizar a legislação ambiental, beneficiando grandes empresas que atuam na Amazônia.

O evento começa às 18h no Armazém do Campo, que fica na Alameda Eduardo Prado, 499, região central da capital paulista. 

 

Edição: Aline Carrijo