O Programa Brasil de Fato desta terça-feira (23) abre com o assunto da reforma da Previdência. Os estudos que deram base ao texto sobre a reforma, apresentados pela equipe econômica de Bolsonaro, estão sob sigilo. Especialistas afirmam que a atitude de esconder os documentos mostra que a reforma é ruim para a população.
Devido à posição tomada, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, protocolou, na tarde da última segunda-feira (22), um projeto de decreto legislativo pedindo a exposição do material. A medida, tomada pelo governo Bolsonaro, fere a Lei de Acesso à Informação (LAI).
Também nesta edição, você confere a entrevista com Carlos Bellé, coordenador da editora Expressão Popular, para falar sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, comemorado no dia 23 de abril.
Dados de 2016, do Instituto Pró-Leitura, mostram que a população lê pouco mais de dois livros por ano. De acordo com Bellé, esses dados mostram que o investimento em leitura e educação no Brasil são preocupantes. “Você não valoriza e não estimula o processo da leitura individual, e mesmo em grupo. E se você não desenvolve o hábito da leitura, necessariamente, o livro, a qualidade, o acesso e a busca pelo livro será menor.”
Você ouve também ouve uma matéria sobre a política de compra de alimento das creches conveniadas com a prefeitura de São Paulo. A lei, criada em 2009 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garante que 30% do recurso financeiro repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as prefeituras municipais deve ser destinado para a compra de alimentos de agricultores familiares.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.