Minas Gerais

União

Ato em homenagem a Brumadinho vai reunir Fernanda Takai e mais 15 artistas

Nessa quinta (25), Frente Brasil Popular organiza ato por um novo modelo de mineração

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Ato Político Cultural com Brumadinho acontece às 17h, na Praça da Bandeira
Ato Político Cultural com Brumadinho acontece às 17h, na Praça da Bandeira - Foto: Mídia Ninja

O rompimento da barragem da Vale, em Córrego do Feijão, Brumadinho (MG), completa três meses nesse 25 de abril. Cerca de 200 funcionários terceirizados e 80 trabalhadores efetivos foram mortos ou continuam desaparecidos debaixo da lama. Para que não se esqueça e para cobrar providências, acontecem diversos atos durante toda a quinta-feira em Brumadinho.

O dia começa com a audiência pública “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho” às 9h30, no Espaço Casa Nova (Rodovia Augusto Diniz Murta, km 40, Brumadinho). Depois, às 12h28, hora exata do rompimento da barragem, será realizado um Ato Ecumênico em Homenagem às Vítimas, no trevo do Movimento a Brumadinho.

Às 14h, na Quadra Municipal de Brumadinho (Rua Itaguá, 1000, Bairro Progresso), se realiza uma reunião com Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Procuradores da República.

Ato cultural

Já às 17h, a Frente Brasil Popular Minas organiza o Ato Político Cultural com Brumadinho, na Praça da Bandeira. A ideia é homenagear as vítimas através da cultura, mas também reivindicar novas formas de mineração, que não tragam danos às comunidades e ao ambiente. “A Vale tem planos de continuar essa exploração às custas das famílias, das casas, da destruição de cidades. Enquanto houver esse modelo de mineração, para o povo sobra a dor e lama. Outro modelo de mineração e de vida é possível”, diz a descrição do evento.

Estão confirmados a cantora Fernanda Takai, Flávio Renegado, Titane, Túlio Mourão, Sérgio Pererê, Pedro Morais, Everton Coroné Romão, Thiago Delegado, Rubinho do Vale, a banda Djambê, Celso Moretti, Makely Ka, Diego Zanini e Bia Nogueira.

Edição: Joana Tavares