Podcast

Direito à liberdade religiosa

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião

Ouça o áudio:

Defender e respeitar o direito à liberdade religiosa, mesmo daqueles que pensam diferente de você, é um direito e um dever.
Defender e respeitar o direito à liberdade religiosa, mesmo daqueles que pensam diferente de você, é um direito e um dever. - Max Haack
Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião

Você sabia que ter ou não ter uma religião é um direito humano universal? Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, seja qual for; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Porém, a intolerância religiosa ainda é uma realidade no mundo e no Brasil. Muitas pessoas sofrem perseguição e preconceito por expressar sua religiosidade.  Outras até mesmo tentam impor suas próprias crenças aos outros. Por isto, pela lei brasileira, a discriminação religiosa é considerada crime.
Defender e respeitar o direito à liberdade religiosa, mesmo daqueles que pensam diferente de você, é um direito e um dever. Onde há respeito pela liberdade religiosa há dignidade humana. Onde não há respeito pela liberdade religiosa não há paz.
 

Edição: Joana Tavares