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MÍDIA

"Manchetômetro": mídia comercial fala mais bem do que mal da reforma da Previdência

Projeto que monitora a cobertura jornalística aponta posicionamento ideológico das empresas de comunicação no Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo dados do "Manchetômetro", as páginas de direita e mídia comercial lideram o debate político no Facebook
Segundo dados do "Manchetômetro", as páginas de direita e mídia comercial lideram o debate político no Facebook - Evaristo Sa/AFP

Você sabia que na cobertura jornalística que a mídia comercial tem feito sobre a reforma da Previdência aparecem mais os argumentos favoráveis à medida e menos os contrários? Esse é um dos levantamentos que o site “Manchetômetro”  aponta em suas análises semanais. O portal é um projeto de pesquisa produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que monitora a cobertura das grandes empresas de comunicação sobre temas relevantes da política e economia.

Em entrevista ao programa Brasil de Fato RJ da última quarta-feira (17), João Feres Júnior, cientista político, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj) e coordenador do “Manchetômetro”, afirmou que devido a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas empresas privadas no Brasil, há um posicionamento dentro do mesmo campo ideológico conservador e neoliberal, priorizando conteúdos que reforçam as suas próprias convicções.

“Existe um monopólio de empresas conservadoras que têm uma prática de jornalismo muito antiética e produzem uma concentração de opiniões favoráveis a posição delas. Quem circula em meios alternativos sabe que existem muitos argumentos contrários a reforma da Previdência. No entanto, na GloboNews, Rede Globo e todas as televisões e jornais, existe de fato um coro em favor da reforma [da Previdência] sem explorar os problemas que ela tem. Uma situação de quase oligopólio da propriedade de mídia por parte desses grupos privados produz uma situação ainda mais perversa de monopólio da opinião e isso é terrível para nossa democracia”, destacou o cientista político.  

No projeto, um grupo de 30 pesquisadores se dedica a analisar jornais como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e o programa de TV Jornal Nacional com objetivo de fornecer dados e análises críticas sobre a cobertura jornalística desses veículos de imprensa. Os resultados da pesquisa são atualizados constantemente e ficam disponíveis para o público no site com filtros por tema, partido e personagem político.

De acordo com Feres, as mídias brasileiras apresentam o que elas querem que o público veja. O contexto de “monopólio da opinião” criou as condições para a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a partir de uma campanha que reduziu a política aos escândalos de corrupção. “Houve um projeto dessa grande mídia de tirar o PT do poder, mas pra fazer isso eles destruíram a própria legitimidade do sistema democrático representativo”, finaliza.

As páginas no Facebook também são objeto de análise da pesquisa. Com relatórios mensais e semanais, o "Manchetômetro" monitora as publicações mais compartilhadas na rede social preferida dos brasileiros. Na internet, o debate político no Facebook continua sendo liderado pela direita e a imprensa comercial. 

Edição: Jaqueline Deister/ Redação: Clívia Mesquita/Entrevista: Denise Viola