Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 25/04/19

Bolsonaro muda as regras da Lei de Incentivo à Cultura e lançamento de livro são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)

,

Ouça o áudio:

A Lei Rouanet tem financiado projetos ligados a arte e educação / Sumaia Villela/ Agência Brasil

O programa da última quinta-feira (25) trata  dos impactos para a população com a mudança na Lei de Incentivo à Cultura e livro que aborda a relação entre cultura, agronegócio e a disputa das ideias no Brasil.

Em entrevista,Cris Olivieri, advogada especializada em arte, cultura e entretenimento e integrante do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, conversa sobre as mudanças e a importância da lei para a cultura brasileira.Segundo Cris, a cultura tem um impacto econômico de 2% no PIB brasileiro, e a Lei Rouanet gera uma série de projetos tanto nas comunidades quanto em museus, exposição de arte e instituições culturais que possibilita à população acesso aos mais diversos instrumentos culturais.

 Ana Chã, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e autora do livro “Agronegócio e Indústria Cultural: Estratégias das Empresas para a Construção da Hegemonia”, comenta sobre o lançamento. Para Ana, a proposta é mostrar como o agronegócio tem atuado através do campo simbólico e se coloca como a única possibilidade para o campo brasileiro, anulando a alternativa da agricultura familiar.

Nas reportagens: cerca de quatro mil indígenas se reúnem em acampamento em Brasília para cobrar direitos; e, em Niterói, evento promove a valorização das diferentes faces da cultura indígena.

No quadro Rio, Rua e Cultura os destaques ficam por conta da feira Free Art: cartografias de gênero e poder e a exposição Brasil: a margem - Teko Porã.

 

Edição: Fernanda Castro