Pernambuco

CULTURA

Em Pernambuco, cineclubes popularizam cinema e debatem temas sociais

Cerca de 25 bairros estão montando espaços de exibição e discussão na cidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 O Movimenta Cineclubes realiza também formação para quem deseja montar cineclube nos bairros
O Movimenta Cineclubes realiza também formação para quem deseja montar cineclube nos bairros - Movimenta Cineclubes

Os cineclubes tem um papel fundamental na popularização da produção audiovisual e também forma de discutir e debater a relação entre o que é exibido nas telas e o cotidiano. Os primeiros cineclubes surgiram no início do século XX, na Europa, especialmente na França, onde o cinema também nasceu. Já no Brasil, eles impactaram até a forma de fazer cinema, com o Cinema Novo Brasileiro, que levanta em suas produções temas ligados à luta pela igualdade social. A proposta é simples: escolher um filme ou vários curta metragens, reunir as pessoas num local com estrutura para que todos possam assistir e, depois da exibição, debater o que foi visto.
Há alguns meses, o Movimenta Cineclube e Organização Popular vem contribuindo na organização de cineclubes na Região Metropolitana do Recife. Formações e reuniões tem acontecido com pessoas de diversas partes da cidade que demonstraram interesse em organizar os espaços nos bairros, como mostra o realizador audiovisual Bernardo Vaz “Nós auto-organizamos cerca de 25 espaços de exibição na cidade e também em assentamentos e comunidades rurais”. 
Hoje, o Movimenta Cineclube é organizado pela Federação Pernambucana de Cineclubes, a Associação Brasileira de Documentaristas, e pelo coletivo Mulheres no Audiovisual PE. Além disso, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo tem participado dos momentos de organização. A proposta é utilizar os cineclubes como ferramentas de conscientização política e discussão da realidade. 
Andrea Lopes, militante do Levante Popular da Juventude e compõe a Frente Brasil Popular tem ajudado na organização do cineclube no Morro da Conceição, na zona norte do Recife afirma, “a Frente vê no cineclube uma ferramenta para trabalhar nessa conjuntura a formação política junto com a cultura. A juventude vem participando da construção dos cineclubes e é uma forma diferenciada trabalhar com os jovens, com a realidade de cada comunidade. Nosso maior público hoje é a juventude”. No Morro da Conceição, que já aconteceram duas exibições só em abril, a adesão foi boa.

Agenda
Na sexta (26), a Várzea sedia uma sessão na comunidade Sete Mocambos, a partir das 18h. No sábado (27), a exibição é em Apipucos, no Salao Paroquial do bairro 17h e a sessão seguinte no bairro acontece no dia 10 de maio, no Conselho de Moradores, a partir das 19h. Para quem quiser acompanhar quais serão os próximos bairros, a agenda está no Instagram, no @movimentacineclubes e também pelo Facebook, na página Movimenta Cineclubes.

Edição: Monyse Ravenna