Rio de Janeiro

COMUNICAÇÃO POPULAR

Brasil de Fato completa seis anos de distribuição gratuita nas ruas do Rio de Janeiro

Exposição com edições marcantes do jornal será lançada dia 23 no Armazém do Campo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Brasil de Fato RJ é pioneiro da série de tabloides regionais
Brasil de Fato RJ é pioneiro da série de tabloides regionais - Pablo Vergara

Há seis anos a versão impressa do tabloide Brasil de Fato circula pelas ruas do Rio de Janeiro trazendo uma visão popular dos acontecimentos locais, do Brasil e do mundo. Lançado em 1º de Maio de 2013, Dia Internacional do Trabalhador, o jornal é distribuído semanalmente e de forma gratuita nos principais pontos de circulação dos trabalhadores na capital e região metropolitana como estações de trem, metrô e barcas. Pioneiro da série de tabloides regionais que se espalharam pelo país, o Brasil de Fato carioca se consolidou ao longo dos anos a chega a edição 308 com tiragem de 20 mil exemplares por semana. 

Como forma de comemoração aos seis anos do jornal, será lançada uma exposição com as edições mais marcantes do tabloide no Armazém do Campo (Avenida Mem de Sá, 35 - Lapa). O evento está marcado para o dia 23 de maio e ficará aberto para visitação do público as capas históricas do Brasil de Fato como a do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a que retratou a execução da vereadora Marielle Franco e as publicadas em 2013, em meio às reivindicações da população sobre transporte público.

Junto com outras três pessoas, o estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Matheus Arantes, 22, é responsável pela distribuição do tabloide na estação de metrô da Pavuna, na zona norte. Ele mora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, mas consegue chegar cedo para tarefa que realiza desde 2014. "O pessoal costuma agradecer pelo jornal. A maioria fala que gostou de alguma coisa, ou que sentiu falta de uma notícia e vem falar com a gente, comenta uma receita", conta sobre a interação com os leitores. 

Rádio

Em 2017, o Brasil de Fato RJ também passou a ocupar as ondas da rádio, um importante marco no avanço da comunicação popular. Começou com programas semanais todo sábado, e no ano seguinte passou a ser produzido diariamente. Hoje, vai ao ar de segunda à sexta, às 18h, na Rádio Bandeirantes 1360AM, com reportagens nacionais, entrevistas ao vivo, e quadros fixos como "Cinema de Fato" e "Papo Esportivo".

Além do Rio e Pernambuco, São Paulo também estreou este ano programa ao vivo com os principais acontecimentos nacionais e internacionais. É possível acompanhar os programas pelo site da Rádio Brasil de Fato ou pelo aplicativo no Google Play.  Em Minas Gerais, São Paulo e Paraná são veiculados programas semanais com notícias de cada região aos sábados com reprise aos domingos.  

A versão impressa do tabloide Brasil de Fato RJ é distribuída nas estações de trens e metrô na Central do Brasil, Pavuna e Coelho Neto, além das barcas em Niterói toda quinta-feira a partir das 5h. Além do conteúdo semanal e o programa de rádio, a página estadual no site Brasil de Fato é abastecida diariamente com as principais notícias do país e do Rio de Janeiro. 

História

O projeto Brasil de Fato nasceu há 16 anos, em janeiro de 2003, durante o 3º Fórum Mundial Social. No evento em Porto Alegre, foi lançada a edição zero do jornal que circulou por mais de dez anos na versão impressa nacional. A partir de uma articulação com movimentos populares foi possível construir um jornal com objetivo de contrapor os interesses da mídia comercial e pautar as demandas da classe trabalhadora do país. Além do Rio, são produzidos jornais regionais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Edição: Brasil de Fato RJ