Fique por dentro

Brasil de Fato lança jornal impresso especial sobre perigos da mineração no país

Jornal discute privatização, impactos ambientais e questões trabalhistas do setor; edição terá distribuição gratuita

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Vista área da área atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG)
Vista área da área atingida pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) - Mauro Pimentel/AFP

O Brasil de Fato lança nesta semana uma edição especial sobre os perigos da mineração no país. A publicação será distribuída gratuitamente por todo o Brasil.

Continua após publicidade

Em oito páginas, o jornal discute as consequências do atual modelo de mineração. A matéria de abertura traz os desdobramentos dos rompimentos de barragens em Brumadinho (MG), há três meses, e de Mariana (mg), que ocorreu em 2015, para a população local. A reportagem ouviu relatos de familiares e vítimas sobre os impactos que as tragédias tiveram em suas vidas.

Além disso, o tabloide também traz um histórico da Vale, com análises sobre a privatização da mineradora brasileira, que tem a maior produção de minério do ferro do mundo.

Outro destaque é a análise da relação trabalhista da atividade, a mais letal para trabalhadores no Brasil. Contato com rejeitos, trabalho noturno, exposição à poeira, ao calor e a ruídos são apontados pelo jornal como os problemas sofrido por quem está empregado na área.

Mais do que trazer a crítica de movimentos populares e de especialistas, o Brasil de Fato também discute quais são as alternativas possíveis ao modelo mineral existente hoje no país.

Abaixo, você pode ler a publicação na íntegra.

Edição: Rodrigo Chagas