Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 06/05/19

Estudantes, servidores e professores universitários sinalizam greve para 15 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A greve está preparada para o dia 15 de maio
A greve está preparada para o dia 15 de maio - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (06) traz notícias sobre a organização de uma greve geral das universidades federais do Brasil. O motivo da paralisação é devido ao corte de 30% no orçamento de 2019 para todas as universidades e institutos federais de ensino do país, anunciada pelo governo Bolsonaro na última terça-feira (30).

A greve está marcada para o dia 15 de maio. Segundo Eblin Joseph Farage, secretária-geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a paralisação é uma tentativa de impedir o sucateamento do ensino público brasileiro: “Estamos com uma grande expectativa de que o dia 15 seja um grande dia unificado de todos os setores da educação, algo que não conseguimos há algum tempo nesse país. Essa é a única possibilidade que temos de vencer e fazer frente a esses ataques que o governo tem feito”.

Ainda sobre paralisações, há possibilidade de outra greve geral dos caminhoneiros. Devido ao aumento do diesel nas refinarias da petrobras, na última sexta-feira (03), de 2,5%, a categoria está dividida. Alguns defendem a medida; outros apoiam as propostas econômicas de Jair Bolsonaro para a classe.

Você ouve também sobre os casos de violência no Rio de Janeiro. O primeiro trimestre de 2019 teve o maior número de mortes cometidas por policiais desde 1998, ano em que o Instituto de Segurança Pública do estado passou a registrar a estatística. Dados mostram que há uma taxa de 2,5 mortes causadas por policiais a cada cem mil habitantes, ou sete pessoas por dia.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Katarine Flor