Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 07/05/19

Surto de Chygungunya no Rio e ato em defesa da UFF são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo especialista, 80% dos criadouros do Aedes Aegypt estão dentro das residências
Segundo especialista, 80% dos criadouros do Aedes Aegypt estão dentro das residências - Apu Gomes / AFP

O programa da última terça-feira (6) trata dos mais de seis mil casos de Chikungunya no estado do Rio de Janeiro e da organização do ato "Eu Defendo a UFF". 

Em entrevista, André Siqueira, infectologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, informa sobre as causas do surto de chicungunya no Rio e as práticas de prevenção da doença. Segundo André, o alto nível de infectados está ligado ao crescente número de criadouros, por isso a necessidade de cuidar dos lugares de foco. Ele também fala sobre o papel do poder público em relação às demandas de limpeza urbana e saneamento básico.

Marcos Felipe Teixeira, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e militante do Levante Popular da Juventude, fala sobre o ato organizado pelo Conselho dos Centros Acadêmicos da universidade. Para Marcos, a mobilização representa a luta pela soberania universitária e reafirma a importância da universidade pública para o desenvolvimento do país. 

Confira ainda no programa as notícias sobre a reunião de representantes do movimento negro com membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) para avaliar o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro; e mais um episódio da disputa entre o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e a Rede Globo. 

No quadro Dicas Mastigadas, aprenda uma deliciosa receita de bolinho de chuva.
 

Edição: Fernanda Castro