Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 08/05/19

Motoristas de aplicativo realizam paralisação nesta quarta-feira (08) pedindo melhores condições de trabalho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A redução das taxas das empresas e do preço da gasolina são reivindicações dos motoristas
A redução das taxas das empresas e do preço da gasolina são reivindicações dos motoristas - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (08) traz informações sobre a greve geral dos motoristas dos aplicativos Uber e 99 Taxi. Eles protestam por melhorias de trabalho, diminuição das tarifas cobradas pela empresa (que variam de 25 a 40%) e redução no preço do combustível.

O Brasil de Fato entrevistou o pesquisador Caio Patta, doutorando em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Ele aponta uma série de estudos sobre a relação entre o aplicativo e a classe trabalhadora. “Houve uma expansão gigantesca da Uber nesses últimos cinco anos, então a competição pelas corridas, o preço da gasolina, o custo de vida e o desemprego aumentaram muito. Dirigir carros por meio de plataformas digitais, como a Uber e a 99 Taxi, passou a ser a principal atividade de remuneração e sustento de muitas famílias no Brasil”.

Ouça também informações sobre a votação da PEC 29/2015, relacionada ao aborto no Brasil. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal prevê votar, nesta quarta-feira (8), o relatório da senadora Selma Arruda (PSL). A proposta inclui na Constituição Federal a proibição do aborto em casos que já estão previstos em lei.  

A PEC, de autoria do ex-senador evangélico Magno Malta, foi desarquivada em fevereiro deste ano pelo senador Eduardo Girão (Podemos), que é militante antiaborto.

Você confere ainda uma matéria sobre os venenos agrícolas que mataram meio bilhão de abelhas nos últimos 3 meses. Os dados foram publicados pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo, tendo como base estimativas de associações de apicultores, secretarias de agricultura e estudos realizados por universidades.


Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho