Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 08/05/19

Quinto Levante das Mães de Manguinhos e mobilização dos trabalhadores da Avianca são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Evento terá atividades como poesia e música
Evento terá atividades como poesia e música - Reprodução / Fórum Social de Manguinhos

O programa da última quarta-feira (08), aborda o evento realizado pelo movimento Mães de Manguinhos por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias e situação dos trabalhadores da Avianca. 

Em entrevista, Eliene de Vieira, do Movimento Mães de Manguinhos, fala sobre o evento que tem o propósito de acolher mães e familiares que tiveram filhos mortos pela violência do Estado. Segundo Eliene, a intenção é continuar reverberando, através da memória, as vidas que foram interrompidas, para que não aconteça com outros jovens.

Wellington Castro, trabalhador da Avianca e dirigente do Sindicato Municipal dos Aeroviários, informa que os trabalhadores estão se mobilizando através de assembleias permanentes e itinerantes. Segundo Wellington, estão com salários e benefícios atrasados e a empresa pouco se comunica com os trabalhadores.

Hildete Pereira, economista, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), comenta sobre o impacto da Reforma da Previdência para as mulheres. Para Hildete, as mulheres entram em ocupações pouco valorizadas e ganham menos em relação aos homens, além disso 40 milhões de mulheres estão na informalidade.

Ainda no programa, governador Wilson Witzel é denunciado à Organização das Nações Unidas (ONU) por recorde de mortes no Rio.

No Papo Esportivo, último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores entre Flamengo e Peñarol e apresentação de Vanderlei Luxemburgo como novo técnico do Vasco. 

Edição: Fernanda Castro