Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 09/05/19

Ex-ministros do Meio Ambiente se reúnem para debater os retrocessos da pasta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ricardo Salles fala na Comissão de Meio Ambiente do Senado
Ricardo Salles fala na Comissão de Meio Ambiente do Senado - Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (08) traz informações sobre a reunião dos ex-ministros do Meio Ambiente, que lançaram na quarta-feira (08), uma frente de atuação contra as medidas de Ricardo Salles.

Continua após publicidade

O documento, apresentado por nomes como Carlos Minc, Marina Silva e Rubens Ricúpero, criticam a falta de orçamento e a interrupção do diálogo com a sociedade civil. "Estamos assistindo a uma série de ações, sem precedentes, que esvaziam a capacidade de formulação e implementação de políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente, entre elas, a perda da Agência Nacional de Águas, a transferência do Serviço Florestal Brasileiro para o Ministério da Agricultura, a extinção da Secretaria de Mudanças Climáticas e, agora, a ameaça de descriação de áreas protegidas, apequenamento do Conselho Nacional do Meio Ambiente e de extinção do Instituto Chico Mendes", diz o documento.

Você ouve também as notícias sobre o IBGE. Nesta terça-feira (7), a presidenta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, exonerou Cláudio Crespo, o diretor de Pesquisas do órgão. Crespo saiu após o decreto do governo Bolsonaro de corte de 25% na verba destinada ao Censo Demográfico de 2020.

Ouça ainda a entrevista com a ativista do parto humanizado Raquel Marques, que fala sobre a decisão do Ministério da Saúde de abolir o termo “violência obstétrica”. Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, de 2010, aponta que 1 em cada 4 mulheres sofre violência durante o parto e o puerpério.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho