Pernambuco

Rádio

Programa Brasil de Fato Pernambuco aborda impactos da mineração

Entrevista com Júlia Pontés, fotógrafa e colaboradora do MAM, é destaque

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

 Júlia Pontés falou sobre a atuação do MAM e o porquê de as empresas de mineração impactarem tanto o meio ambiente, povos e territórios.
Júlia Pontés falou sobre a atuação do MAM e o porquê de as empresas de mineração impactarem tanto o meio ambiente, povos e territórios. - Fátima Cleilma

A edição desta quinta-feira (09) do Programa Brasil de Fato Pernambuco traz entrevista com Júlia Pontés, que é fotografa e colaboradora do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Na conversa, Júlia falou sobre a atuação do MAM e o porquê de as empresas de mineração impactarem tanto o meio ambiente, povos e territórios. Júlia afirma que as empresas retiram as comunidades dos lugares onde elas nasceram, sem a menor assistência social e psicológica e comenta, ainda, outros agravantes. "Durante o processo dessas grandes obras, acontecem estupros, violência contra a mulher, favelização, porque o preço do metro quadrado aumenta muito e muito rapidamente, as nascentes de água são assoreadas, várias populações começam a não ter água", disse. 

Além disso, a fotógrafa fez um panorama de como estão atualmente Mariana e Brumadinho após os crimes da Vale e Samarco. Para ela, um aspecto em comum está no fato de que não há resolução de ambos os casos. 

Também nesta edição, o colunista Aristóteles Cardona Júnior, falou sobre a decisão do governo federal de não comprar medicamentos fundamentais para a sobrevivência de pelo menos 2 milhões de brasileiros. Esses fármacos são indispensáveis para transplantados, tratamento de HIV, Hepatites e câncer. 

Na Agenda Cultural, dicas de fotofeira e espetáculo com poesia, cantiga, umbigada e palhaçaria.

O Programa Brasil de Fato Pernambuco é veiculado ao vivo na Rádio Clube 720 AM, das 14h às 15h, de segunda a sexta e também pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Marcos Barbosa