EDUCAÇÃO

Pré-vestibular KiLomba leva esperança a jovens da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre

Conselho Popular do bairro, que organiza o projeto, precisa de apoio popular e lança campanha de arrecadação financeira

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Em um mês de funcionamento, iniciativa busca romper os ciclos de desemprego e vulnerabilidade social na periferia com acesso à educação
Em um mês de funcionamento, iniciativa busca romper os ciclos de desemprego e vulnerabilidade social na periferia com acesso à educação - Foto: Divulgação

Desde 15 de abril, a juventude do bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre (RS), conta com um curso pré-vestibular popular e totalmente gratuito – o KiLomba. Organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, através da sua Comissão de Educação e Cultura, o curso existe graças ao esforço voluntário de professores de diversas áreas de conhecimento e instituições parceiras.

As aulas têm acontecido com a sala cheia, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis – CPCA (Estrada João de Oliveira Remião, 4444). Conforme o coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Francisco Geovani de Sousa, o Pré-Vestibular KiLomba “tem demonstrado que a organização popular pode ousar com ações afirmativas diante de um contexto controverso da conjuntura social e política do país, num momento em que são vistos o desmonte das políticas públicas emancipatórias.”

A realidade social das famílias da Lomba do Pinheiro, em sua grande maioria, é de convivência com ciclos de desemprego e vulnerabilidade social, cultural, econômica e política. Segundo dados do Observa POA, a taxa de analfabetismo é de 4,03%. No que concerne às matrículas do Ensino Médio em números absolutos de 2016, foi de 668 alunos, com índice de aprovação de 44% e um percentual de abandono de 14%. A Lomba do Pinheiro conta com 75% dos responsáveis por domicílios sob uma renda média de até 2,07 salários mínimos.

Essa situação, na opinião do coordenador do Conselho, acaba desmotivando os jovens de sonhar com um curso superior e de ter uma formação que transforme sua realidade. “A proposta de criação do Pré-Vestibular “KiLomba”, garantido um cursinho popular gratuito na região, objetiva propiciar, principalmente, às pessoas desfavorecidas socioeconomicamente, o acesso aos conhecimentos exigidos nos principais exames de vestibulares, ENEM, concursos públicos”, explica.

Projeto precisa do apoio de todos

O KiLomba propõe um trabalho por meio de aulas dinâmicas e permanentes, além de simulados, aulas passeios, aulas públicas, saraus, debates, rodas de conversa, aulas revisionais e corujões. Tem como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Paróquia Santa Clara, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente e outras instituições organizadas e empresários da região.

A organização avalia que o desafio das lideranças inseridas na iniciativa tem demonstrado a importância da unidade popular e participativa. “É importante contarmos com o apoio de muitos parceiros para não frustrarmos os sonhos de dezenas de jovens matriculados e nem interromper o projeto que veio para ficar”, afirma Souza ao divulgar o lançamento da campanha de arrecadação financeira do projeto. “Necessitamos urgentemente reproduzir apostilas aos alunos e para isso o projeto não dispõe de recursos”, revela.

O KiLomba precisa da sua ajuda, contribua acessando: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/571115

Edição: Marcelo Ferreira