Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 11/05/2019

Depois dos cortes anunciados pelo governo Bolsonaro, universidades organizam resistência

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

No final de abril, o atual ministro da educação anunciou um corte de 30% no orçamento das universidades brasileiras. Em resposta a mais esse ataque aos direitos, nesta semana, aconteceram diversas ações de professores, estudantes, sindicatos e parlamentares. Uma Frente em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia foi criada para defender as instituições de ensino. 

Em Minas Gerais, a articulação foi lançada na terça-feira (7), durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento contou com a participação de diversos representantes de instituições de ensino e pesquisa de todo o estado. Além disso, professores, servidores e estudantes organizam assembleias em várias cidades do estado. O movimento em defesa da educação convoca para o próximo dia 15, uma greve geral da educação. 

O governador Romeu Zema (Novo) demonstra a cada dia ter menos experiência com a gestão do estado de Minas Gerais. Na Assembleia Legislativa, deputados criticam a falta de diálogo e a tendência privatista do governo, que é acusado de seguir a cartilha do governo federal. 

O Cineclube Aranha volta na próxima terça (14) com a pré-estreia em BH do longa "Rafiki", da diretora queniana Wanuri Kahiu. O filme protagonizou uma polêmica envolvendo liberdade de expressão e direitos LGBT no Quênia, onde a homossexualidade é considerada crime. A diretora, inclusive, chegou a pedir que ninguém fizesse esforços para assistir ao filme, pois temia pela própria vida. A exibição acontece no MIS Santa Tereza, na rua Estrela do Sul, 89, às 19h. A entrada é gratuita.

Edição: Minas Gerais