Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 13/05/19

No dia 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea no Brasil, mas será que foi ela a responsável pelo fim da escravidão?

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura
Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (13) traz a lembrança da Lei Áurea, sancionada no dia 13 de maio de 1888 e assinada pela princesa Isabel para oficializar o fim da escravidão no Brasil. 

No entanto, a forma como a libertação dos escravos é retratada nos livros de história pode esconder o protagonismo dos próprios negros no processo de conquista da liberdade. O Brasil de Fato conversou com o autor Oswaldo Faustino, estudioso de relações étnico-raciais, que explica a problemática da data. “O maior problema do 13 de maio é essa coisa da Lei Áurea chegar quase como uma caridade, uma coisa “dada”. Na verdade, no século XIX, já existia um movimento muito grande de libertação. Já havia muitos alforriados, rebelados, quilombos espalhados pelo país inteiro”. 

Você ouve também as repercussões sobre a abolição do termo “violência obstétrica” em documentos de políticas públicas. O Ministério Público Federal recomendou ao Ministério da Saúde que não realize ações voltadas a abolir o uso da expressão e que, em vez disso, tome medidas para acabar com essas práticas agressivas às mulheres.

Ouça ainda mais informações sobre o caqui, uma fruta de origem japonesa que se adaptou bem ao clima do Brasil e faz sucesso por ser rica em fibras e carboidratos. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Michele Carvalho