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Propaganda

Governo contrata time de milionários para campanha a favor da reforma da Previdência

Apresentadores de TV, com renda média de R$ 1,3 milhão por mês, estarão em peças publicitárias

13.maio.2019 às 14h24
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h49
São Paulo (SP)
Juca Guimarães
Comunicadores escolhidos para fazer propaganda sobre reforma da Previdência, como o Datena, ganham 50 vezes mais que o 1%  mais rico do país

Comunicadores escolhidos para fazer propaganda sobre reforma da Previdência, como o Datena, ganham 50 vezes mais que o 1% mais rico do país - Isac Nóbrega (PR)

A reforma da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) —  em discussão no Congresso por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/19 — será defendida em uma campanha publicitária protagonizada por sete apresentadores populares da TV. 

Com renda mensal média estimada em R$ 1,37 milhão — sem considerar o lucro das empresas próprias, outras propagandas e comissões –, os comunicadores milionários que a agência de propaganda Artplan contratou estão numa faixa salarial que é 50 vezes maior que a média da população 1% mais rica do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o portal Meio & Mensagem, a campanha será veiculada em todas as grandes emissoras abertas de alcance nacional (SBT, Record, RedeTV e Band), com exceção da Globo. O custo total será de R$ 40 milhões.

Milton Neves, um dos nomes confirmados para fazer parte da ação de marketing do governo, revelou em sua rede social que o cachê é de R$ 500 mil. Além dele, que tem salário estimado em R$ 1,3 millhão, os outros comunicadores contratados, e suas respectivas rendas mensais estimadas, são: Ratinho (R$ 3 milhões), Rodrigo Faro (R$ 3 milhões), Datena (R$ 1 milhão), Ana Hickmann (R$ 700 mil), Luciana Gimenez (R$ 500 mil) e Renata Alves (R$ 100 mil).

Um trabalhador brasileiro que recebe R$ 998 por mês teria que trabalhar por 114 anos para acumular um valor igual a média mensal de renda dos sete apresentadores que farão a campanha.

“Nenhum deles faz jornalismo na prática. Eles são apresentadores de programas de entretenimento. Eles vendem para os telespectadores deles. Eles vendem produtos, vendem ideia, vendem imagem, vendem ilusão, vendem a verdade. Eles não passam de camelôs eletrônicos. São vendedores que aproveitam o seu espaço, o seu programa, para vender todos os tipos e qualquer produto. Pagou, eles vendem. Foi o que o governo fez. O governo pagou e eles vão vender a ideia que a reforma da Previdência é a melhor coisa para o brasileiro”, disse Edney Almeida, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos (NEPUR) e doutor em sociologia urbana, mídia e sociedade.

Durante o governo Michel Temer (MDB), a partir de 2016, também foram autorizadas despesas no valor total de R$ 183 milhões para propaganda, pesquisas e sites de apoio à reforma da Previdência. Na época, o governo desistiu da proposta por conta do desgaste político causado pelas acusações e gravações do empresário Joesley Batista, dono da JBS, contra o ex-presidente.

A secretaria de comunicação do governo Federal e a Artplan foram procuradas pelo Brasil de Fato, porém não comentaram sobre a campanha até o fechamento da matéria.

Editado por: Aline Carrijo
Tags: bolsonaroinssprevidênciaradioagênciareforma da previdênciatelevisão
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