Paraná

Onde se vê?

Os sem-TV no Brasileirão

Fim do monopólio da Globo tem deixado partidas sem transmissão até no pay per view

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Palmeiras e Athetico endurecem negociações com a Globo e partidas ficam sem transmissão
Palmeiras e Athetico endurecem negociações com a Globo e partidas ficam sem transmissão - Divulgação

Mais que a disputa entre o primeiro e segundo colocados na tabela do Brasileirão, a partida entre Atlético-MG e Palmeiras, em Belo Horizonte, no domingo, chama a atenção porque não será transmitida por nenhum canal de TV, nem mesmo no sistema pay per view (PPV), em que se paga pela transmissão de todos os jogos do campeonato. 

O motivo é que o time paulista assinou contrato de direitos de transmissão apenas para TV a cabo com o grupo Turner, dos Estados Unidos, (responsável pelo Esporte Interativo e o canal TNT), mas não acertou a venda dos direitos com a Globo para nenhuma plataforma. 

Do outro lado, o Atlético-MG tem exclusividade com a emissora do Jardim Botânico. E o enrosco acontece porque para a transmissão do futebol, a emissora tem de ter adquirido os direitos dos dois times. E, até o momento, não houve acordo. 

A alternativa será ir ao estádio ou se contentar com transmissões que estão sendo tentadas pelo Facebook de clubes ou mesmo transmissões diretas feitas por torcedores nos estádios, que a Globo tem tentado derrubar.

Sem transmissão 

Outros times também fecharam com a Turner, e não com a Globo, para a TV a cabo. Mas acabaram acertando para a TV aberta e para o PPV. Com exceção do Athletico-PR, que só fez acordo para a TV aberta. 

Assim, o Palmeiras só terá partidas exibidas quando enfrentar Athletico, Fortaleza, Inter e Santos, que também têm contrato com a Turner. E o Athletico, além desses times, terá transmissão apenas na TV aberta. 

Nas duas últimas rodadas, CSA x Palmeiras e Chapecoense x Athletico não foram transmitidos. E, até a parada do Brasileirão para a Copa América, na nona rodada, mais cinco jogos também ficarão fora das telas (veja tabela). 

                                                                                 

Edição: Laís Melo