Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 13/05/19

Protagonismo dos negros no fim da escravidão e paralisações contra o desmonte da educação são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Abolição da escravidão foi resultado de grande luta de movimentos abolicionistas e das pessoas escravizadas
Abolição da escravidão foi resultado de grande luta de movimentos abolicionistas e das pessoas escravizadas - Fernando Frazão/ Agência Brasil

O programa da última segunda-feira (13) trata da ressignificação do dia 13 de maio para o movimento negro e paralisações organizadas por movimentos em todo o país contra os cortes na educação.

Em entrevista, Júlio César Pereira, professor de história da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Instituto de Pesquisa e Memória Novos Pretos, conversa sobre a necessidade de falar sobre essa data. Segundo Júlio César, é um dia emblemático e que precisa ser revisto e historicizado, uma vez que o negro, de fato, ainda não está inserido até hoje em alguns segmentos sociais.

Mariana Trotta, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do ANDES-SN, informa sobre a importância das mobilizações. Para Mariana, o corte gera um impacto concreto no funcionamento nas universidades, precarizando o trabalho dos professores e técnicos e dificultando a presença dos estudantes.

Nas reportagens: Estado do Rio lidera o ranking de desempregados pelo sexto ano consecutivo; e, governo pretende liberar saque do PIS e PASEP para compensar baixo crescimento econômico.

E no Papo Esportivo, a repercussão negativa da entrega do prêmio de melhor do jogo para o goleiro Sidão na partida entre Vasco e Santos. 
 

Edição: Fernanda Castro