Um ano por Lula Livre

Série especial em 5 episódios "Um ano por Lula Livre: Por que prenderam o maior líder popular da história do Brasil?"

A série especial "Um ano por Lula Livre: Por que prenderam o maior líder popular da história do Brasil?" relembra, em cinco capítulos, os principais acontecimentos políticos dos últimos anos no país – desde a descoberta do pré-sal, em 2007; passando pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016; a prisão do ex-presidente Lula (PT), em 2018; e a vitória do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições para presidente da República.


Capítulo 1: Os interesses por trás da Lava Jato

O primeiro capítulo da série começa em 2007, no início do segundo governo Lula. No dia 8 de novembro, a Petrobras anunciou que descobriu uma enorme reserva de petróleo leve e de gás natural. A descoberta significava um aumento de 50% nas reservas brasileiras de petróleo. O capítulo passa pela criação da Operação Lava Jato e vai até o golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).


Capítulo 2: Lula pelo Brasil

No segundo episódio da série especial "Um ano por Lula Livre: Por que prenderam o maior líder popular da história do Brasil", a condenação em segunda instância no TRF-4 é retomada, em um contexto de mudanças e rupturas políticas e institucionais no país. Fatos marcantes do julgamento de Lula mostram vícios e desvios do sistema de Justiça brasileiro.


Capítulo 3: Uma prisão política

Intitulado "Uma prisão política", o terceiro capítulo do radiodocumentário "Um ano por Lula Livre" relembra os primeiros dias de prisão política do ex-presidente Lula (PT) e a resistência em frente à Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba (PR).


Capítulo 4: Eleição sem Lula foi fraude

No episódio de número 4 do radiodocumentário, retomam-se os fatos que impediram a candidatura do petista à presidência da República em 2018, da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU para garantir que o Brasil respeitasse os direitos políticos do ex-presidente até a posterior cassação do registro de candidatura de Lula.


Capítulo 5: Um novo velho Brasil

No último episódio desta série especial, é mostrado que as articulações pela liberdade ao ex-presidente resistem, mesmo em um contexto de avanço do autoritarismo, com a chegada de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República.


Ficha técnica:

Produção e Roteiro: Gabriel Carriconde Edição e sonoplastia: Jorge Mayer, Lucas Botelho, Lua Gatinoni e Mauro Ramos Apresentação: Gabriel Carriconde Realização: Rede Lula Livre e Rádio Brasil de Fato Apoio: Frente Brasil Popular