Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 16/05/19

A falha de segurança que afetou o Whatsapp tem potencial para atingir muitos usuários, segundo especialistas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Whatsapp recomenda que todos os usuários atualizem o aplicativo o mais rápido possível.
O Whatsapp recomenda que todos os usuários atualizem o aplicativo o mais rápido possível. - Agência Brasil | EBC

No Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (16), você confere mais detalhes sobre a invasão do Whatsapp e como isso pode afetar o acesso aos dados dos usuários. De acordo com o site estadunidense Financial Times (FT), que revelou a falha, a vulnerabilidade da segurança do aplicativo permite que invasores utilizem um spyware comercial, possivelmente desenvolvido pela empresa israelense NSO Group, capaz de roubar dados e informações de um aparelho, além de monitorar câmera e microfone.
 
Conversamos com Caio Augusttus, especialista em segurança digital, para explicar o tamanho do dano causado pela empresa e como se prevenir possíveis vulnerabilidades. 
 
“É sempre importante manter os dispositivos informáticos atualizados. O Whatsapp não foge disso. Ao final do dia, é importante entrar na loja de aplicativo (independente se a pessoa usa Android ou IOS, e ver se tem atualização. Muitas pessoas não têm esse hábito. Essa vulnerabilidade [do Whatsapp] foi enorme. É algo que atingiu o rastreio de todos os componentes que estavam nos celulares das pessoas, isso é muito grave. O exercício diário de atualizar aplicativos no celular tem que ser feito religiosamente”.

Você ouve também os detalhes sobre a repercussão do caso de João de Deus. Cinco meses após a prisão do médium, acusado por mais de 300 mulheres de ter cometido abuso sexual durante sessões de tratamento espiritual, a cidade de Abadiânia (GO) sente a falta do capital que gerava em torno da Casa Dom Inácio Loyola.

E por fim, o quadro Momento Agroecológico traz a experiência de produção agroflorestal do Assentamento 26 de Março, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no Pará. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho