MANIFSTAÇÃO

No Rio Grande do Sul, dezenas de cidades registram atos em defesa da Educação Pública

Segundo dados da CNTE, mais de um milhão de pessoas tomaram as ruas do Brasil nesta quarta-feira (15)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Porto Alegre, foram mais de 30 mil pessoas em coro contra o corte de 30% na educação e em repúdio à reforma da Previdência
Em Porto Alegre, foram mais de 30 mil pessoas em coro contra o corte de 30% na educação e em repúdio à reforma da Previdência - Foto: Marcelo Ferreira

As ruas de mais de 200 município brasileiros foram tomadas por milhares de estudantes, professores e trabalhadores de escolas e universidades e apoiadores, por conta do Dia Nacional de Greve na Educação, nesta quarta-feira (15), conforme levantamento do Brasil de Fato. Segundo a apuração da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), mais de um milhão de pessoas participaram das manifestações.

No Rio Grande do Sul, dezenas de cidades registraram manifestações em defesa da Educação Pública e contra os cortes de orçamento em todos os níveis da educação, anunciados no último dia 30 de abril por Abraham Weintraub, ministro da Educação do governo Bolsonaro (PSL). Nas universidades federais, o bloqueio é de 30% do orçamento previsto para pagamento de dívidas não obrigatórias, como trabalhadores terceirizados, obras, compra de equipamentos, água, luz e internet.

Os protestos também tiveram como alvo a reforma da Previdência proposta pelo governo federal e serviram como um "esquenta" para greve geral que está prevista para ocorrer no dia 14 de junho.

Em Porto Alegre, mais de 30 mil pessoas participaram do ato, que percorreu as ruas centrais da cidade dialogando com a população. Os manifestantes realizaram abraço coletivo a instituições de ensino, protestaram em frente a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, por duas vezes, reuniram-se na Esquina Democrática. Confira como foi a manifestação em algumas cidades do Estado:

Santa Maria

Na região central do Estado, em Santa Maria, pelo menos 84 escolas públicas municipais e estaduais e a comunidade escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do dia de mobilizações. Fotos: Reprodução Twitter.

São Borja

No município da Fronteira Oeste, cerca de duas mil pessoas participaram dos atos da Greve Nacional pela Educação. Estudantes da Unipampa, do Instituto Federal Farroupilha e das escolas públicas fizeram uma marcha até a Praça XV de Novembro, onde iniciaram uma concentração com aulas públicas e discursos. Foto de Otávio Tinoco.

Rio Grande

Na região sul, Rio Grande também se mobilizou. Além da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e o Instituto Federal do Rio Grande, outras 46 escolas pararam totalmente atividades e 22 parcialmente, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Foto: Reprodução Twitter.

Pelotas

"Não vai ter corte, vai ter luta", entoaram os manifestante em Pelotas, também na região sul, durante o Dia Nacional de Greve da Educação. Foto: Reprodução do vídeo de Diego Pereira.

Frederico Westphalen

Na região norte do Estado, estudantes e docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - unidades de Frederico Westphalen - saíram às ruas junto da população. Vídeo de Taiane Borges / Agência Da Hora (UFSM).

Tramandaí

Dezenas de manifestantes denunciaram o desmonte da educação e da reforma da Previdência no município do litoral norte gaúcho. Foto de Maria Veiga.

Osório

Também no litoral, Osório teve estudantes, professores e defensores da educação na rua, entoando frases como "A nossa luta é todo dia! Educação não é mercadoria!". Foto: Reprodução de vídeo do Twitter.

Lajeado

No Vale do Taquari, a cidade de Lajeado também se mobilizou contra os cortes na educação, com a presença de estudantes e professores de 4 escolas estaduais, do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) e de estudantes da Univates. Foto: Reprodução do vídeo de Marisa Bastos.

São Lourenço

No interior do Rio Grande do Sul, a cidade de São Lourenço também participou do Dia Nacional de Greve da Educação. Foto: Reprodução do vídeo de Diego Freitas.

Santo Augusto

Manifestantes também se reuniram na cidade de Santo Augusto, no noroeste gaúcho, em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Foto de Tarcísio Samborsqui.

Piratini

No município de Piratini, no sudeste do Rio Grande do Sul, manifestantes também defenderam a educação e protestaram contra a reforma da Previdência. Foto de Rafael Santos.

Jaguarão

No município de fronteira com o Uruguai, estudantes entoaram "Não é Balburdia! É reação! É estudante defendendo a Educação". Foto: Reprodução do vídeo de Claudio Martins.

Região metropolitana

Manifestações foram registradas em diversas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, como Alvorada, Canoas e Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Edição: Marcelo Ferreira