Paraíba

ANTIÉTICA

Deputada estadual Estela Bezerra (PSB) é desrespeitada por jornalista Nilvan Ferreira

A parlamentar estava sendo entrevistada quando recebeu gritos e não conseguiu concluir seu objetivo; FBP publicou nota

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O episódio aconteceu quinta (16) e a deputada Estela recebeu diversas notas de solidariedade por conta da situação em que foi colocada.
O episódio aconteceu quinta (16) e a deputada Estela recebeu diversas notas de solidariedade por conta da situação em que foi colocada. - Reprodução

Era para ser uma entrevista da deputada Estela Bezerra (PSB), ao programa Correio Debate, nesta quinta (16), mas o apresentador Nilvan Ferreira parece ter esquecido disso ao perguntar à deputada sobre a participação dela na operação Calvário - investigação que envolve a Cruz Vermelha Brasileira e o suposto pagamento de propina a integrantes do governo da Paraíba. Estela disse que investigações como essa também podem estar contaminadas de cunho político, com ares de perseguição a setores específicos da esquerda. Ela falou que existe uma crise grave no Judiciário e citou o caso do julgamento de Lula, baseado apenas em convicções, como um desses casos graves que tem ocorrido no Brasil. 

Estela citou que ser investigado, não significa ser culpado e que ela, neste caso, não é investigada, a deputada exemplificou que, o próprio radialista já foi investigado e isso não significou que ele seria culpado de nada, a partir desse momento, Nilvan ficou alterado e começou a gritar a deputada, que a acusou reiteradamente de forma violenta de ser investigada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Paraíba (Gaeco / MPPB). A entrevista, então, não pode acontecer diante da impossibilidade de respeito a fala da parlamentar.

Por causa desse episódio, a Frente Brasil Popular (FBP - PB) e muitas outras organizações, movimentos e partidos políticos da Paraíba, emitiram nota em solidariedade a Estela Bezerra (PSB).

Confira abaixo a nota da FBP - PB: 

NOTA DE SOLIDARIEDADE À DEPUTADA ESTELA BEZERRA

Faz parte das regras do bom jornalismo, numa sociedade livre, o direito à resposta e ao contraditório. O desrespeito do apresentador Nilvan Ferreira com a deputada estadual Estela Bezerra, transmitido na tarde da quinta-feira (16) em cadeia estadual, foi uma afronta não só à parlamentar, mas a todos/as os/as paraibanos/as.

Nilvan tentou a todo custo colocar palavras na fala de Estela, que conseguiu responder todos os questionamentos da forma costumeira: com conteúdo, dados, números e fontes.  Não satisfeito, o apresentador interrompeu a fala da deputada por diversas ocasiões na base do grito e do impropério.

É inadmissível a forma como a deputada Estela foi tratada durante o programa Correio Debate.

É inegável que a sociedade patriarcal em que estamos inseridos ainda não se habituou com a presença das mulheres em espaços de poder. Desde que assumiu seu mandato como parlamentar, ainda em 2015, a deputada Estela vem recebendo ataques dos setores da imprensa que não admitem que uma mulher ocupe um espaço de projeção por suas ações positivas, em nome das minorias e de uma democracia livre.

O ataque à deputada Estela pode ser enxergado como um projeto maior, que denota, claramente, o desconforto das antigas oligarquias que dominaram a Paraíba por décadas. Vivemos em um momento perigoso para a Democracia, onde a imprensa tem dado veredictos finais e trabalhado para julgar antecipadamente processos investigativos, diga-se, de passagem, altamente questionáveis pelos métodos de atuação adotando medidas de vazamento seletivo de informações para a imprensa e uso de coerção, pressão e tortura psicológica.

Estela Bezerra é um alvo por ser atuante, por suas pautas progressistas, por ser uma das poucas vozes dissidentes dentro de um Parlamento conservador, e por manter a cabeça erguida e a voz ativa mesmo diante do embate desleal.

A Frente Brasil Popular, expressa sua solidariedade à deputada Estela Bezerra e seu repúdio ao apresentador Nilvan Ferreira, que deixou registrado em cadeia estadual, que não consegue manter a postura diante do contraditório.

Aposentadoria é Nossa!

Lula Livre!

Contra os cortes da Educação!

Em defesa da Democracia!

Partido Socialista Brasileiro PSB

Partido dos Trabalhadores PT

Partido Comunista do Brasil PCdoB

Central Única dos Trabalhadores CUT

Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB

Federação dos Trabalhadores na Agricultura FETAG

Movimento dos trabalhadores/as rurais Sem Terra MST

Comissão Pastoral da Terra CPT

Marcha Mundial das Mulheres MMM

União Brasileira de Mulheres UBM

Levante Popular da Juventude LPJ

Juventude Socialista Brasileira JSB

União da Juventude Socialista UJS

Consulta Popular

Movimento dos/as Trabalhadores/as por Direitos MTD

Movimento de Moradia Mãos Dadas

Mandato da Deputada Estadual Cida Ramos

Mandato do Deputado Federal Frei Anastácio

Mandato da Vereadora Sandra Marrocos

Mandato do Vereador Tibério Limeira

Mandato do Vereador Marcos Henrique

Mandato do Deputado Federal Gervásio Maia

Fundação João Mangabeira

 

Edição: Heloisa de Sousa