Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 20/05/19

Seis anos do Brasil de Fato Rio de Janeiro e luta Antimanicomial são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O jornal é entregue semanalmente e de forma gratuita na capital e região metropolitana
O jornal é entregue semanalmente e de forma gratuita na capital e região metropolitana - Arquivo

O programa da última segunda-feira (20) fala sobre a exposição que marca os seis anos de existência do Brasil de Fato no Rio de Janeiro e a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. 

Em entrevista, Carolina Dias, integrante da Consulta Popular e do Conselho Político do Brasil de Fato (RJ), fala sobre a exposição e a importância de um jornal com uma visão popular do Rio, do Brasil e do mundo. Segundo Carolina, o jornal faz uma cobertura do cotidiano da cidade a partir do povo, trazendo outras visões sobre os fatos.

Paulo Amarante, médico psiquiatra,professor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), conversa sobre a luta que tem como lema “Por uma sociedade sem manicômios” e que questiona o modelo clássico centrado em internações em hospitais psiquiátricos. Para Paulo, a luta antimanicomial agrega uma diversidade de movimentos que pautam os direitos e igualdades.

Nas reportagens: Bolsonaro é condenado a pagar R$150 mil por declarações racistas e homofóbicas; e No Repórter SUS, como a falta de medicamentos coloca em risco a vida de milhares de transplantados no Brasil.

No Papo Esportivo, a rodada do final de semana do Brasileirão de futebol e as finais entre Flamengo e Franca pelo Novo Basquete Brasil (NBB).
 

Edição: Fernanda Castro