Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 21/05/19

Fechamento de maternidade na zona norte do Rio é o destaque da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo moradores, mais de dez comunidades serão atingidas com o fechamento da maternidade Herculano Pinheiro
Segundo moradores, mais de dez comunidades serão atingidas com o fechamento da maternidade Herculano Pinheiro - Reprodução/ Coletivo Fala Subúrbio

O programa da última terça-feira (21) trata da mobilização contra a decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de fechar a maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira.

Em entrevista, Danilo Firmino, do coletivo Fala Subúrbio, fala sobre a importância da unidade de saúde na região e sobre como a notícia foi recebida por funcionários e pacientes. Para ele, a decisão do prefeito Marcelo Crivella de fechar a maternidade tem um forte impacto para as mulheres da zona norte, já que são realizados mais de 300 partos por mês na unidade.

Sylvio Provenzano, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), informa sobre a importância da fiscalização nos hospitais. Segundo Sylvio, a fiscalização é uma forma de melhorar o serviço da saúde.

Ainda no programa, as mudanças na Política Nacional sobre Drogas aprovadas pelo Senado; e a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de retirar a transexualidade da lista de doenças mentais.

Edição: Fernanda Castro