Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 23/05/19

Quase 70% das casas no Brasil não tem rede de esgoto tratado, de acordo com estudo do IBGE

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Dos 71 milhões de domicílios mapeados em 2018, quase 2 milhões sequer possuem banheiros de uso exclusivo
Dos 71 milhões de domicílios mapeados em 2018, quase 2 milhões sequer possuem banheiros de uso exclusivo - Agência Brasil

O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (23) traz dados sobre o saneamento básico no Brasil. Apenas 66% das casas brasileiras tem acesso à rede de esgoto tratado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pior registro foi feito no norte do país: apenas 21% dos moradores possuem esse benefício. Para falar sobre o assunto, o Brasil de Fato entrevistou o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho. De acordo com ele, a falta de saneamento básico é um problema histórico, que teve pouco investimento ao longo dos anos, além de ficar focado apenas nos centros e não nas periferias. 

“Não podemos falar que vamos resolver os problemas de saneamento básico do país sem considerar as outras questões, de renda, da pobreza em geral, das grandes metrópoles. Por falta de opção, as pessoas constroem casas nos morros e em lugares completamente inapropriados, o que dificulta o acesso a esses serviços”, comenta.

No quadro Momento Agroecológico, você conhece o Projeto Becomposto, que fica em Taguatinga, no Distrito Federal, e tem como objetivo unir as práticas de agroecologia e aproveitamento de resíduos urbanos. 

Ouça também a curiosa relação entre partos de cesárea e pressão alta. Um estudo publicado recentemente no “American Journal of Epidemiology” realizado com pessoas que nasceram em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no ano de 1979, mostrou que adultos que nasceram por parto cesárea têm maior chance de se tornarem hipertensos. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho