Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 23/05/19

Festival Gamboa dos Portos Abertos e Encontro Feminino de Capoeira são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Festival reúne teatro, literatura, música e gastronomia no bairro da Gamboa
Festival reúne teatro, literatura, música e gastronomia no bairro da Gamboa - Divulgação

O programa da última quinta-feira (23)  fala sobre o festival que reúne teatro, literatura, música e gastronomia no bairro da Gamboa e do X Encontro Feminino da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abadá Capoeira).

Em entrevista, Paulo Pelá, produtor cultural e idealizador do Festival Gamboa de Portos Abertos, comenta sobre o festival que é uma iniciativa conjunta dos moradores, trabalhadores e empresários da região e produtores culturais. Para Paulo, é uma oportunidade de valorizar e reconhecer a importância desta parte da cidade que tem uma relevância cultural e histórica para o Rio de Janeiro.

Professora Juma e a instrutora Lontra, professoras de capoeira e organizadoras do evento, falam sobre como é ser mulher na capoeira. Segundo as capoeiristas, ainda é um grande desafio, mas ao mesmo tempo é libertador e impulsiona o desejo de fazer com que mais mulheres possam praticar.

Ainda no programa, após pressão nas ruas, governo federal recua e promete desbloquear recursos do ministério da educação; e no quadro As Lutas, a vida e obra de Lima Barreto.

No quadro Rio, Rua e Cultura as dicas para o final de semana, com exposição, mostra, fotografia e yoga.

Edição: Fernanda Castro