AUMENTO DA TENSÃO

Em meio a tensão com Irã, Trump anuncia envio de 1,5 mil soldados ao Oriente Médio

Secretário de Defesa dos EUA disse que aumento do contingente evitaria o risco de "movimentações mal calculadas" do Irã

|
Segundo Trump, esse contingente é "relativamente pequeno" e servirá apenas para garantir a proteção dos serviços norte-americanos
Segundo Trump, esse contingente é "relativamente pequeno" e servirá apenas para garantir a proteção dos serviços norte-americanos - Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (24) que irá enviar mais 1,5 mil soldados norte-americanos ao Oriente Médio nas próximas semanas.

Segundo o mandatário, esse contingente é "relativamente pequeno" e servirá apenas para garantir a proteção dos serviços norte-americanos já instalados na região. "Vamos ver o que acontece", disse Trump.

Nesta quinta-feira (23), o secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, disse que o aumento do contingente no Oriente Médio evitaria o risco de "movimentações mal calculadas" do Irã. 

::: Ameaça de ação militar dos EUA, atritos e acusações: o que está acontecendo no Irã? :::

"Isso não tem a ver com guerra, temos objetivos no Oriente Médio: a liberdade de navegação, a luta contra o terrorismo na Síria e no Iraque, a derrota da Al Qaeda no Iêmen, a segurança de Israel e da Jordânia", afirmou Shanahan.

Segundo a emissora norte-americana CNN, o novo envio de tropas para a região do Golfo Pérsico inclui também equipamentos como mísseis Patriot e sistemas de reconhecimento aéreo.

Os dois países vivem uma escalada de tensão que se iniciou após a saída unilateral de Washington do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), o acordo iraniano.

Em meio à sanções econômicas impostas pelos EUA, Teerã anunciou no última dia 20 de maio que irá aumentar a produção de urânio enriquecido, indo além do estipulado pelo acordo nuclear.

*Com Ansa e Sputnik

Edição: Opera Mundi