Pernambuco

Posse

Neste sábado (25), Diretoria da FETAEPE toma posse referente ao quadriênio 2019-2023

Resistência marca a luta das assalariadas e assalariados rurais em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cerimônia de posse acontece em Carpina (PE)
Cerimônia de posse acontece em Carpina (PE) - Divulgação/FETAEPE

Com o lema Organizar e Resistir toma posse, amanhã (25), às 16h, em Carpina, a primeira Diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), para o quadriênio 2019-2023. Esta é a primeira vez que uma diretoria é eleita em Congresso e ocorre em um ano repleto de simbolismo para a luta das assalariadas e assalariados rurais pernambucanos.
Há 40 anos, em 1979, mudaram o rumo da história do Brasil ao organizar a maior greve de canavieiros do país, em plena ditadura militar, reivindicando melhorias nas condições de trabalho e de salário para a categoria. Esta greve, que aconteceu na Zona da Mata de Pernambuco, já apontava para o fortalecimento da organização destes trabalhadores, como afirmou, à época, o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), José Francisco da Silva, durante a abertura do 3º Congresso da Contag, “entre 1969 e 1979 aumentou o número de associados de 2,5 milhões para mais de 5 milhões”.
Há 35 anos, em 1984, mais de 400 mil canavieiros de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte cruzaram os braços por 10 dias. As conquistas desta greve permanecem até hoje e são reconhecidas como um marco nas conquistas de direitos das trabalhadoras e trabalhadores assalariadas/os rurais. Após anos de lutas e cobranças por melhoria nas condições de trabalho, fim da violência no campo e por políticas e serviços públicos, em 2015, a categoria trabalhador rural passou por um grande desafio: o Estado exige a dissociação impedindo que os sindicatos continuassem sendo representados por uma única estrutura sindical. Cria-se assim um arranjo que desvincula as/os assalariadas/os rurais das/os agricultoras/es familiares como a organização foi constituída na década de 1950. Nasce daí a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (FETAEPE).
Para o presidente da Federação, Gilvan Antunis, nesse momento decisivo de desmonte de direitos, políticas e serviços públicos dar posse à uma Federação é um ato de re-existência. “A posse da FETAEPE vem de uma composição de unidade com as três regiões do estado. Significa uma ampliação e fortalecimento do diálogo e a certeza da continuidade da luta, de resistência e pela garantia dos direitos dos trabalhadores. É uma posse que diz não aos ataques desse governo. Enxergamos um horizonte de dificuldades e decidimos ser resistência”.
A primeira Diretoria eleita, em março, no Congresso da FETAEPE ficou composta por Gilvan José Antunis na Presidência, Acássio de Lima Ferreira na Secretaria Geral e Cristiana Maria de Andrade na secretaria de Finanças e Administração. Os suplentes são Antônio Minervino Ferreira, Sérgio Francisco de Sousa e José Gomes da Silva.

Edição: Marcos Barbosa