Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

IFRS conquista ouro e prata na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

Estudantes do Instituto Federal vêm se destacando em diversas premiações internacionais em 2019

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Alunos do Campus Farroupilha levaram medalha de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019
Alunos do Campus Farroupilha levaram medalha de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019 - Foto: Divulgação IFRS

Ameaçado pelos cortes orçamentários que o governo federal vem realizando na educação, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vêm se destacando com a premiação de alunos da instituição em competições internacionais. Na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019 (OIMSF), estudantes do 1º e 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus Farroupilha, conquistaram a medalha de ouro. A prata também ficou com o IFRS, com alunos do 2º ano do Campus Farroupilha e do 3º ano do Campus Canoas. O resultado da OIMSF 2019 foi divulgado no último dia 21. 

A OIMSF é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2018 mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. No Brasil, é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

IFRS coleciona prêmios em 2019

Estudante gaúcha ganha 1º lugar em feira de ciências e terá asteroide batizado com seu nome / Foto: Divulgação IFRS

A estudante Juliana Estradioto ficou em 1º lugar na área de Ciência dos Materiais na maior feira de ciências do mundo, a Intel International Science and Engineering Fair (Isef). A premiação foi anunciada no dia 17 de maio, em Phoenix, Estados Unidos. A feira contou com a participação de mais de 1.800 estudantes de ensino médio de 80 países.

A pesquisa aborda o uso da casca da noz macadâmia para a confecção de uma membrana biodegradável de baixo custo que pode ser usado tanto em curativos quanto para substituir embalagens de material sintético. O trabalho da foi desenvolvido quando Juliana cursava o Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS. 

Em abril, estudantes do curso de Engenharia Mecânica e servidores do Campus Erechim ficaram entre os primeiros na Shell Eco-marathon Americas, maior competição de eficiência energética do mundo. A equipe Drop Team alcançou a marca de 543 km/l de gasolina, conquistando a terceira colocação na categoria combustão interna a gasolina. O Brasil esteve representado na competição pelas equipes Drop Team (IFRS), Milhagem (UFMG), Pato a Jato (UTFPR) e Eficem (UFSC).

Edição: Marcelo Ferreira