Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 28/05/19

Absolvição de PMs acusados de alterar cena de crime e projeto de alimentação consciente são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ação ilegal dos policiais na Providência foi filmada por moradora
Ação ilegal dos policiais na Providência foi filmada por moradora - Reprodução

O programa da última terça-feira (28) fala da absolvição dos cinco policiais militares presos em 2015, acusados de homicídio e fraude processual durante ação policial no morro da Providência que terminou com a morte de um jovem de 17 anos, e sobre o projeto que utiliza a culinária como ferramenta pedagógica para falar sobre sustentabilidade e alimentação consciente.

Em entrevista, Daniel Lozoya, defensor público, comenta sobre a decisão da Justiça do Rio e suas implicações. Para Daniel, é preciso refletir e questionar os critérios adotados pela Justiça para que  acusados possam responder em liberdade.

Onaldo Brancante, biólogo, cozinheiro, educador e fundador do Alimentamente, apresenta o projeto que leva para crianças, jovens e adultos a ideia de que comer é uma ato político. Segundo Daniel, cozinhar pode ser um ato pedagógico para entender que o ato de fazer a alimentação e comer tem implicações políticas, sociais e ambientais.

Ainda no programa: o risco de rompimento de mais uma barragem em Minas Gerais reacende o alerta sobre mineração no país; e, em defesa da educação, 24 capitais e 46 municípios do país confirmam atos públicos dia 30 de maio.

No quadro Dicas Mastigadas, informações sobre a tapioca e uma receita de cuscuz de tapioca. 

Edição: Fernanda Castro