Rio Grande do Sul

DEBATE

FNDC realiza painel sobre combate às Fake News em Porto Alegre

Evento acontece no dia 4 de junho, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na UFRGS

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Simas, Ilza Maria e Ademir
Simas, Ilza Maria e Ademir - Foto: Reprodução/Sindjors

O combate às Fake News será tema de um painel no próximo dia 4 de junho (terça-feira), às 18h30, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento é promovido pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Para o debater sobre as alarmantes proporções que as notícias falsas alcançaram no Brasil e no mundo, estão confirmados o procurador da República, Domingos Sávio da Silveira; o jornalista Moisés Mendes; o jornalista e professor da Fabico, Marcelo Träsel; a jornalista e professora da Unisinos, Taís Seibt; e o ativista digital e diretor da Bateia Mineração de Dados, Lucio Uberdan.

O evento conta com o apoio da vice-diretora da Fabico, professora Ilza Maria Tourinho Girardi, e está sendo promovido em parceria com entidades sindicais e organizações sociais, como o Movimento 3D - Democracia, Diálogo e Diversidade. O público alvo são estudantes de comunicação e comunicadores, movimentos sociais e entidades sindicais.

“As pessoas estão acreditando em qualquer coisa, tamanho o número de fake news que circulam nas redes”, afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas Júnior, que também é da coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC. Para ele, o debate tem como desafio compreender a situação para encontrar modos de combater as mentiras que diariamente são espalhadas nas mídias sociais.

O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, que também integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, avalia que as notícias falsas são responsáveis “em grande parte pelo clima de ódio, intolerância e desrespeito na sociedade”. Ele destaca que “as fakes news não são meras notícias falsas, mas produtos fabricados para desinformar, enganar e manipular corações e mentes, a fim de atender poderosos interesses políticos, eleitorais e empresariais, comprometendo a verdade, a ética, a liberdade de expressão e a democracia”.

Edição: Marcelo Ferreira