Mercado de Trabalho

Ser bom não é o suficiente para quem é negro, critica especialista em RH

Em processo seletivo ou escolha de cargos de chefia, negros são preteridos, mesmo mais qualificados, diz Patrícia Santos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Patricia Santos, fundadora da EmpregueAfro, consultoria de recursos humanos focada na diversidade étnico-racial
Patricia Santos, fundadora da EmpregueAfro, consultoria de recursos humanos focada na diversidade étnico-racial - EmpregueAfro

Nesse mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que 5,2 milhões de pessoas procuram emprego há mais de um ano. O número representa 38,9% dos desempregados no país. Segundo o Instituto, o número total de desempregados no Brasil é de 13,4 milhões de pessoas. 

Continua após publicidade

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua, divulgada no dia 16 de maio, o desemprego entre as pessoas que se consideram brancas foi de 10,2%. Já a taxa de desemprego para pretos e pardos é maior: 16% entre os que se consideram pretos e 14,5% entre os pardos. 

Para Patricia Santos, fundadora da EmpregueAfro, consultoria de recursos humanos focada na diversidade étnico-racial, problemas como o racismo estrutural e a desigualdade na formação explicam a diferença nos dados.

"O racismo está presente nas instituições, e no mercado de trabalho não é diferente. A primeira barreira que precisamos enfrentar é o racismo estrutural. Muitas pessoas que estão nessas empresas preferem contratar pessoas que se parecem com elas, de maioria branca, heterossexual", avalia.

"Para vencer a barreira da indicação e conseguir empregos, é preciso ter mais amigos negros la dentro, mais pessoas da sua roda de convivência. Este é um desafio, porque o racismo estrutural faz com que você não faça parte desses grupos. Então, essa é a primeira barreira", analisa.

"A segunda é a qualificação. De acordo com o IBGE, somente 14% das pessoas que se formam nos cursos de graduação no país são negros. As cotas tentaram resolver o problema para entrar na universidade, mas a permanência e a conclusão dos cursos ainda é um desafio para a população negra".

A especialista alerta que, por conta disso, os profissionais negros, muitas vezes, são preteridos de cargos, especialmente de liderança, mesmo tendo a mesma qualificação ou até com qualificação superior a de outros profissionais brancos. 

Neste contexto, ela ressalta a importância de conseguir colocar mais negros em posições gerenciais já que a diversidade pode ajudar a mudar a lógica enviesada nos processos de seleção ou na escolha de quais profissionais ocuparão cargos de chefia.

Ela conversou como Brasil de Fato sobre o assunto, apresentando perspectivas e também deu dicas de como lidar com algumas situações.

Ouça a entrevista com Patrícia Santos na íntegra no áudio acima. 

Edição: Tayguara Ribeiro