Gratuito

Festival Lula Livre acontece neste domingo, às 13h, na Praça da República, em SP

Terceira edição do evento reúne 35 artistas e grupos em shows para denunciar prisão do política do ex-presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Primeira edição do Festival Lula Livre reuniu 60 mil pessoas nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, em 2018
Primeira edição do Festival Lula Livre reuniu 60 mil pessoas nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, em 2018 - Foto: Rafael Vilela/Mídia Ninja

Na tarde deste domingo (02), acontece a terceira edição do Festival Lula Livre na Praça da República, em São Paulo, a partir das 13h (antes marcado para às 14h, o horário foi alterado na noite de sábado). O evento em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em Curitiba desde abril de 2018, reúne mais de 35 artistas e grupos em shows gratuitos.

Entre os confirmados estão Emicida, Rael, Criolo, Baiana System, Aíla, Dead Fish, Chico César, Filipe Catto, Mombojó, Odair José, Otto, Thaíde, Junu, Everson Pessoa, Unidos do Swing, Francisco El Hombre, Arnaldo Antunes, Slam das Minas, Bia Ferreira, Doralyce Soledad, Lirinha, Ilú Oba de Min, André Frateschi e banda, Márcia Castro, Zeca Baleiro, Isaar, Junio Barreto, Fernanda Takai, MC Poneis, Tulipa, Chico Chico e Duda Brack, Mistura Popular, Triz, Anelis Assumpção e Drik Barbosa. 

Organizado pelo Comitê Nacional Lula Livre, Instituto Lula, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o festival recebe apoio financeiro por meio de colaboração virtual, que ainda está aberta para contribuições.

Diversas páginas e perfis em redes sociais transmitem ao vivo o festival, incluindo o Brasil de Fato, além do Instituto Lula, a teleSUR, a TVT e a Rádio Brasil Atual

Metrô

O Metrô de São Paulo fará obras na Linha Vermelha e as estações Guilhermina/Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians/Itaquera ficam fechadas durante todo o domingo.

Para atender o trecho interditado, ônibus gratuitos do sistema Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) circulam no trecho. Os coletivos funcionam ininterruptamente entre as estações Corinthians/Itaquera e Vila Matilde, na qual já é possível transferir para o Metrô.

A circulação ocorre normalmente entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Vila Matilde.

Prévia

Na última terça-feira (28), movimentos populares deram um aperitivo do que será o Festival Lula Livre em manifestação política e cultural no Teatro Oficina, na região central de São Paulo. O evento contou com a presença do dramaturgo Zé Celso, do dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, da Santa Companhia de Teatro, dos poetas Sérgio Vaz e Raquel Almeida, da presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) Marianna Dias, entre outros.

O ex-ministro da Educação e ex-candidato à presidência Fernando Haddad também esteve presente. Haddad disse que a situação de Lula é uma metáfora do aprisionamento das políticas públicas no Brasil, e pediu que a Praça da República esteja lotada no domingo para o festival em defesa da liberdade do ex-presidente.

Outras edições

No dia 28 de julho de 2018, o Rio de Janeiro (RJ) foi palco da primeira edição do Festival Lula Livre. O evento reuniu 60 mil pessoas nos Arcos da Lapa e teve shows de Chico Buarque e Gilberto Gil.

A segunda edição do festival aconteceu em 16 de setembro na Avenida Paulista, São Paulo (SP), e teve shows da cantora Ana Cañas e do músico pernambucano Otto, entre outros.

Edição: Júlia Rohden