Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 04/06/19

Mudança na regra do carnaval carioca e campanha Todos Pelo Censo 2020 são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Com oito votos a favor e cinco contra a Imperatriz Leopoldinense continua na elite do carnaval do Rio
Com oito votos a favor e cinco contra a Imperatriz Leopoldinense continua na elite do carnaval do Rio - Tomaz Silva/ Agência Brasil

O programa da última terça-feira (04) fala sobre a decisão da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) de mudar a regra e manter a Imperatriz Leopoldinense no grupo especial do carnaval e a campanha lançada pelos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) contra os cortes no orçamento do censo 2020.

Anderson Baltar, jornalista, responsável pela Rádio Arquibancada e colunista de carnaval, conversa sobre as consequências dessa decisão para o carnaval carioca. Segundo Anderson, é uma medida que gera, dentro do cenário de  fragilidade do carnaval carioca, mais retrocessos.

Em entrevista, Daléa Antunes, geógrafa e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), informa sobre a campanha e a importância do IBGE para o país. Para Daléa, o censo traz diversas pesquisas que geram políticas públicas e sem esses dados muitas áreas da sociedade serão impactadas.

Ainda no programa,deputado do PSL é alvo de investigação por cargo fantasma; e, Anvisa abre consulta pública sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

Broinha de fubá com queijo é a receita do quadro Dicas Mastigadas.

Edição: Fernanda Castro